Apartamento no Edifício Paulicéia, JPG.ARQ JPG.ARQ
Apartamento no Edifício Paulicéia, JPG.ARQ JPG.ARQ

O projeto de reforma desse pequeno apartamento localizado na avenida Paulista, em São Paulo, representou a oportunidade de intervir em uma das unidades do conjunto projetado na década de 50 pelos arquitetos Jacques Pilon e Gian Carlo Gasperini, considerado um dos edifícios habitacionais mais representativos da arquitetura da cidade.

O espaço fluido do piso térreo do conjunto, que conecta a avenida Paulista á rua São Carlos do Pinhal, serviu de referência para a solução da reformulação do apartamento.

As paredes internas do apartamento foram demolidas e a unidade original, que contava com dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro, área de serviço e um pequeno quarto para empregados, deu lugar a um único espaço organizado pelo volume de um armário. Um dos dormitórios foi suprimido para dobrar o tamanho da sala de estar. O mesmo aconteceu com o dormitório de empregados, que foi incorporado à cozinha.

O armário, construído em madeira compensada, confere unidade ao conjunto e se adequa aos ambientes do apartamento: na sala de estar é uma estante para livros e objetos; na cozinha é uma despensa e depósito; no dormitório é um armário para roupas e no banheiro é um apoio. A privacidade ideal de cada ambiente é proporcionada pela aproximação entre os volumes do armário, do elevador e do banheiro. O piso de cimento queimado foi aplicado em todos os espaços do apartamento.

Arquitetura: JPG.ARQ + Giovanni Meirelles

Equipe: José Paulo Gouvêa, Giovanni Meirelles e Thaís Marcussi

Luminotecnia: Luciana Yamamura e Ricardo Heder (Reka)

Fotografia: Fernando Stankuns

Projeto: 2013/2014

Local: Paulista Avenue, Sao Paulo, Brazil

Área: 90m2

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)