< >
residência em sorocaba nzaa arquitetura e urbanismo Casas modernas
< >
residência em sorocaba nzaa arquitetura e urbanismo Casas modernas

Residência em Sorocaba

Remanescente lote de uma quadra num bairro consolidado há anos, onde a transformação e o crescimento desordenado geraram também uma transformação na vocação do bairro, como acontece em várias lugares do mundo, este lote, especificamente, é resultado não somente de uma estratégia de valorização imobiliária, como é resultado de uma composição entre três lotes, talvez estrategicamente assim recompostos ( aumenta-se o tamanho de um ) afim de valorizar sua venda na época, em detrimento do outro, para depois anexa-lo ao terceiro, afim de torná-lo vendável.

Ou talvez, uma oportuna invasão por parte do lote vizinho à época da construção, resultado de uma ocupação realizada de forma amadora, e que teve como resultado a readequação dos lotes vizinhos ao custo de uma compensação financeira.

Não importa, de qualquer ângulo que se olhe, o resultado é o mesmo: um patchwork de lotes, realizado de forma totalmente alheia aos conceitos urbanísticos.

O projeto, portanto, parte dessa premissa: de recosturar a malha resultante, alinhando-a e readequando-a através da criação de um organograma onde as funções espaciais são o elo de comunicação entre esses dois momentos distintos.

Com uma clara distinção entre seus espaços, o que é íntimo e o que é social e serviços, o projeto é permeado por espaços que conjugam mais de uma dessas vocações, permitindo assim uma maior interação entre estes espaços.

A concepção estrutural teve como premissa a simplicidade em sua execução, resultando em economia de tempo e custo.

A proposta de projeto era de que essa ponte entre os espaços tivesse como característica a ideia de leveza e simplicidade, tanto em sua concepção quanto no seu desenho.

área do projeto 185m2

área do terreno 280m2

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)