<
Fachada André Petracco Arquitetura Casas modernas
<
Fachada André Petracco Arquitetura Casas modernas

Prêmio TILE Brasil 2016 Categoria Fachadas- 2º lugar

O Monet é um edifício residencial de alto padrão localizado em região nobre de Porto Alegre/RS, na área do entorno da Praça Carlos Simão Arnt (Praça da Encol), uma região muito arborizada, o que influenciou no uso de grandes panos de vidro aproveitando as visuais para a cidade.

O empreendimento é composto por um conjunto de 17 apartamentos, sendo de diversas tipologias: “simplex” com 88m², “duplex” com 105m² e “tríplex” com 158m² distribuídos de forma integrada, onde os apartamentos maiores, duplex e tríplex, são de frente, formando na fachada principal um desenho regular de cubos intercalados. A transparência entre os cubos foi importante para destacar a marcação geométrica da fachada.

Com a alta nos preços dos terrenos na região, houve a necessidade de se criar um produto único, diferente dos outros do bairro. A solução para atingir este diferencial foi investir em uma arquitetura inovadora e de alta qualidade. Para isto, o conceito do projeto foi de romper com os traços padrões regionalistas, buscando referências de outras regiões para criar um produto diferenciado e cosmopolita.

O formato irregular do terreno (triangular) determinou uma disposição diferenciada dos apartamentos. Para resolver os pavimentos de estacionamentos, a proposta foi ter duas entradas de lados opostos do terreno, mesclar boxes duplos e simples e diminuir ao máximo as áreas de circulação.

O elemento que mais se destaca neste projeto é a fachada com formas geométricas, criando ritmo e mantendo regularidade.

Atualmente, nos deparamos com uma padronização dos empreendimentos de alto padrão com o uso recorrente de granito nas fachadas. Nesse projeto, buscou-se inovar, com sucesso, através do uso do revestimento cerâmico e alumínio composto integrados no volume da edificação.

Créditos fotográficos: Renato Laky
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)