< >
Edifício Lopes Quintas, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Espaços comerciais Edifícios comerciais
< >
Edifício Lopes Quintas, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Espaços comerciais Edifícios comerciais

O projeto consiste em um prédio comercial inserido num bairro residencial, sendo o maior desafio a integração desta nova edificação ao seu entorno.

A fachada principal recebe uma varanda, muito utilizada na tipologia residencial da área e nas fachadas laterais, janelas modulares em malha desencontrada foram concebidas. O revestimento da fachada e do seu interior remete a um olhar industrial, relembrando a exploração fabril do bairro em sua primeira ocupação. O Viroc, um híbrido da madeira e do cimento, traz esta releitura na área externa e é destaque por sua flexibilidade e resistência. Esse mesmo conceito se repete no interior com réguas de ardósia no piso e teto aparente, porém com o contraponto da madeira que reveste as paredes e traz maior calor e conforto visual para o ambiente de trabalho.

Numa cidade de temperaturas extremamente altas e longos períodos de sol, a fachada Norte (principal) e a cobertura tiveram atenção especial. Na primeira, um toldo vertical micro-perfurado retrátil garante o controle da luminosidade e o conforto térmico dos ambientes internos, sem comprometer a visão para o Cristo Redentor e Floresta da Tijuca. Na segunda, uma cobertura verde com características sustentáveis procura minimizar os efeitos da incidência solar e mais uma vez integrá-lo ao contexto natural do bairro, margeado pelo Maciço da Tijuca.

O projeto possui características sustentáveis, com captação de águas da chuva e a escolha de louças e metais com baixo consumo de água, de forma que se evite o desperdício durante o seu consumo.

O conforto térmico também foi um dos pontos de maior preocupação no projeto. A fachada ventilada revestida em Viroc permite uma maior proteção térmica principalmente nos dias mais quentes. A laje verde na cobertura também ajuda a minimizar as altas temperaturas, principalmente na passagem do calor da laje para o pavimento mais alto que normalmente sofre mais com a variação térmica. Os toldos verticais da fachada frontal permitem um controle da luz solar ideal para minimizar os custos de refrigeração.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)