< >
Retrofit Residência Higienópolis 1, Gustavo Calazans Arquitetura Gustavo Calazans Arquitetura Quartos minimalistas
< >
Retrofit Residência Higienópolis 1, Gustavo Calazans Arquitetura Gustavo Calazans Arquitetura Quartos minimalistas

Projeto de retrofit de apartamento da década de 50 localizado no bairro de Higienópolis. Trata-se de um apartamento que estava original e que foi completamente modernizado, no entanto sem que deixássemos de levar em consideração as premissas de valorização de ventilação cruzada e de maximização da iluminação natural. Para isto propusemos uma maior integração dos ambientes, criando uma integração dos espaços da cozinha e área de serviço com a área social do apartamento, permitindo que uma grande empena de caixilhos localizada ao fundo do apartamento ficasse ligada aos caixilhos localizados no extremo oposto, junto às varandas. Propusemos a abertura de algumas portas e janelas junto as varandas que não configuraram como alteração de fachada. Aproveitamos uma das bancadas da cozinha para já fazer, do outro lado, o nicho para a máquina de lavar roupas e desta forma otimizando o aproveitamento do espaço e o emprego de móveis e materiais.

Propusemos controles de luminosidade, tendo em vista que se trata de um apartamento muito ensolarado, evitando desta forma que a unidade habitacional precisasse se valer de sistemas artificiais de arrefecimento de temperatura. Foram propostos jardins frondosos nas áreas avarandadas, para geração de micro clima que permita a redução da temperatura dos ambientes internos, bem como a indicação de um toldo para proteção destas aberturas voltadas para a face norte. Por outro lado sugerimos a aplicação de piso escuro para evitar o alto grau de reflexão dos ambientes, que sugerisse ao usuário que seriam necessárias cortinas pesadas para proteção dos raios solares e conseqüente bloqueio da ventilação natural.

Sugerimos o aproveitamento do espaço através de ambientes fluídos e multiuso que permitem o melhor aproveitamento do espaço existente, tendo em vista que trata-se de uma residência para um homem solteiro com várias aptidões que precisavam ser desenvolvidas (culinária, costura, piano, trabalho em casa).

Criamos sistemas de ventilação natural para os banheiros internos que permitissem maior escoamento de ar evitando áreas demasiadamente úmidas através de sistemas de ventilação constante.

Todo o sistema de iluminação artificial do apartamento conta com lâmpadas fluorescentes aplicadas sobre elementos de arquitetura – prateleiras, armários, forros de gesso – que permitem a luminosidade artificial econômica e confortável (sempre rebatida nos forros).

Créditos fotográficos: MCA Estúdio
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)