< >
Casa Baleião, Gustavo Calazans Arquitetura Gustavo Calazans Arquitetura Varandas, alpendres e terraços ecléticos
< >
Casa Baleião, Gustavo Calazans Arquitetura Gustavo Calazans Arquitetura Varandas, alpendres e terraços ecléticos

A menos de 30 metros da praia, esta residência foi implantada ao fundo do terreno, permitindo que a área frontal seja aproveitada para o programa de lazer solicitado – piscina e solarium. Boa parte desta área foi mantida permeável e o grande banco em frente ao volume de vegetação garante privacidade ao espaço.

Duas premissas foram fundamentais para o desenvolvimento deste projeto: a primeira delas a definição da técnica construtiva, que deveria ser de baixa manutenção e resistente ao ambiente litorâneo; a segunda, que a casa tivesse sistemas que permitissem maior independência com relação ao consumo energético e de água. Definiu-se sistema construtivo híbrido de estrutura em concreto armado com sapatas corridas e alvenaria auto-portante no segundo pavimento e mezanino. No pavimento térreo apresenta apenas 3 pilares circulares e 3 pilares retangulares, sendo dois destes as empenas que estruturam as escadas. Os grandes vãos foram atingidos com o uso de uma laje nervurada e com lajes em balanço que protegem o entorno do pavimento dos raios solares excessivos.

O projeto se desenvolveu baseado na geotermia, destacando a construção do solo e criando um andar técnico na cota -2,20m que além de arrefecer a temperatura interna através de janelas no piso do andar térreo que levam o ar fresco para o interior da construção, abriga os sistemas de reúso de água e reservatório de água pluvial. Toda a residência apresenta quase a totalidade do seu perímetro avarandado nos dois pavimentos principais, diminuindo a incidência de sol. Foi implantado um telhado verde no segundo pavimento e há a previsão de implantação de um sistema de geração fotovoltaica de energia elétrica sobre a cobertura do mezanino.

O resultado é uma residência compacta, integrada – tanto os ambientes internos, quanto estes com o exterior – que permite a manutenção de uma temperatura interna amena através de sistemas simples, eficientes e pouco custosos.

Créditos fotográficos: Cacá Bratke
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)