< >
INSTITUTO CÉLIO FARIA, João Carlos Moreira Filho & Maria Thereza Terence João Carlos Moreira Filho & Maria Thereza Terence Espaços comerciais Espaços comerciais
< >
INSTITUTO CÉLIO FARIA, João Carlos Moreira Filho & Maria Thereza Terence João Carlos Moreira Filho & Maria Thereza Terence Espaços comerciais Espaços comerciais

Memorial Descritivo

Este salão de beleza localizado em uma das avenidas mais movimentadas da capital, cumpre um extenso programa e atende diversas funções, a pedido do cliente, também deveria ser um espaço de contemplação e beleza com espaços amplos e iluminados.

A fachada principal conta com uma malha de montantes de alumínio e vidro num ritmo crescente que ganha acento máximo no leve curvamento superior. A leveza, transparência e complexidade deste volume contrapõe com a simplicidade e regularidade do revestimento de cerâmica natural, criando um rico jogo de contrastes e texturas.

O hall de entrada que conta com recepção, espera, loja, lavabo e café situa entre a rua e o interior do edifício, se destaca pelo pé direito duplo e o eixo vertical, que marca a relação do edifício com a rua, principalmente ao estender e relacionar o caminho do público e privado. Este caminhar que é a essência formal do espaço dado pela escada, estrutura toda a relação de espaços internos, sendo responsável pela ordem compositiva e pela expressão plástica e espacial da arquitetura. Este eixo espacial é também responsável pela ordem geométrica e pela organização do programa.

Para conseguir salões amplos optou-se por trabalhar com laje protendida onde os pilares ficam nas extremidades possibilitando a flexibilidade do layout e o maior aproveitamento da garagem.

Na parte posterior, o deck dialoga com a fachada principal na plástica da cobertura arqueada e transparente conduzindo a relação de expressividade e intimidade com a presença humana do jardim vertical e do piso em réguas de madeira.

Dado relevante na construção são a discreta elegância dos acabamentos escolhidos, que complementam o contexto arquitetônico, valorizando um diálogo entre vidro, alumínio, madeira e cerâmica.

Toda essa atmosfera envolvente e de plástica arquitetônica atraente, destaca o edifício sem agredir o entorno.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)