<
Projeto Cidade Jardim - RJ / Benedito Abbud Arquitetura Paisagística Benedito Abbud Arquitetura Paisagística Casas tropicais
<
Projeto Cidade Jardim - RJ / Benedito Abbud Arquitetura Paisagística Benedito Abbud Arquitetura Paisagística Casas tropicais

Planejado, novo bairro carioca tem 30% de áreas verdes de uso público. Na região da Barra da Tijuca, arquitetura paisagística do Cidade Jardim se destaca em vasta área de parques públicos abertos à população.

Um imenso jardim no quintal de casa. É essa a vista dos atuais e futuros moradores assim como da vizinhança do Cidade Jardim, bairro planejado no Rio de Janeiro. Em uma área de 512 mil m2, cerca de 150 mil m2 ou 30% de todo o terreno comportam áreas verdes de acesso público, entre parques lineares, cinturões verdes e alamedas. Responsável pela arquitetura paisagística de todo o empreendimento, o escritório Benedito Abbud destaca a oportunidade de aplicar nesse projeto o conceito da paisagem estruturada como elemento urbano em sintonia com o Plano Diretor do arquiteto e urbanista Lúcio Costa.

Tal ideia se fundamenta no planejamento do Cidade Jardim. Antes mesmo da construção de boa parte dos edifícios, privilegiou-se a concepção das áreas verdes e de convivência. Para uso dos moradores, vias de acesso, calçadas e ciclovias, todos arborizados, foram finalizados. Com relação aos dois parques, abertos também à população, um foi concluído e o outro está 50% pronto. Quando grande parte dos moradores chegarem, a vegetação estará exuberante. ’Isto mostra a necessidade de planejamento urbano dotado de áreas verdes que conectem as diversas atividades do cotidiano. Os parques permitem a evidente melhora na qualidade ambiental com a utilização de vegetação nativa, frutíferas e floríferas para atrair a avifauna, promover sombreamentos para os deslocamentos/atividades e um ganho em conforto térmico. Todos estes aspectos contribuem para uma tendência urbana de promover um contato maior com a natureza’, destaca o arquiteto paisagista Benedito Abbud.

Para a garantia de uma ocupação mais equilibrada com preservação estética e ambiental, as redes de telefonia, eletricidade, água, esgoto e iluminação pública são subterrâneas. O projeto contempla ainda espaço esportivo com equipamentos para todas as idades, orquidário, área para atividades físicas (agility), destinada aos cães, e lago. Com dois condomínios residenciais total ou parcialmente entregues, o bairro terá, em um período de 10 a 20 anos, vários condomínios integrados à estrutura de serviços e comércio. “É a sustentabilidade planejada em longo prazo. Isso permite aliar moradia a uma vida na qual as pessoas têm acesso a escolas, comércio e lazer sem necessidade de uso de carro e com segurança”, destaca Felipe Abbud, arquiteto responsável pelo núcleo de urbanismo do escritório Benedito Abbud.

Calçadas Verdes

Defensor do conceito Calçada Viva, que integra a ideia de passeios públicos nivelados, arborizados, acessíveis a pessoas com necessidades especiais de locomoção e tratados como elemento importante no processo urbanístico da cidade, Benedito Abbud trouxe essa proposta ao Cidade Jardim. No bairro, todo o calçamento é em piso intertravado, de fácil manutenção, que auxilia drenagem da água da chuva e acessível em termos de largura e inclinação. Possui também rampa para vencer desníveis entre a calçada e a rua de modo confortável para pedestres e bicicletas, além de iluminação que privilegia também a calçada.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)