Quarto do Loft do Futuro Espaço do Traço arquitetura Quartos minimalistas
Quarto do Loft do Futuro Espaço do Traço arquitetura Quartos minimalistas

“O futuro é uma página em branco onde escreveremos a nossa história”, diz o texto na parede de entrada do ambiente.

A ideia central do projeto foi fazer um ambiente com todas as peças em branco, como uma tela em branco que irá sendo preenchida ao longo do tempo, exceto as que temos certeza que estarão presentes nas casas do futuro: os elementos naturais (com o mundo cada vez mais caótico e poluído, percebemos que as peças de madeira natural serão cada vez mais valorizadas e as plantas serão imprescindíveis na humanização do ambiente residencial) e as peças de família (objetos vintage que remetam à história e personalidade da família).

A inspiração veio de uma série de vídeos e filmes de protótipos de produtos e sobre o morar no futuro.

Novos produtos, equipamentos e materiais não param de surgir, seria pretensão tentar prognosticar o estilo, cores e materiais que estarão em voga daqui a 30 anos, mas não cremos que a “estética de nave espacial” dominará os lares futuramente.

Infelizmente, uma das poucas certezas em relação ao futuro é a escassez de recursos naturais, que estão sendo exauridos em uma taxa alarmante. Assim, a In order to decrease our impact on the planet, the homes of the future will be radically different, with a focus on energy-efficiency, sustainability and social respofim de diminuir nosso impacto sobre o planeta, entendemos que a casa do futuro focará em eficiência energética, sustentabilidade e responsabilidade social.

Além disso, percebemos alguns elementos que irão permear a decoração do futuro, como a necessidade inerente ao ser humano de buscar o contato com suas raízes, os ciclos da decoração que estão sempre reinventando estilos passados, as peças de design consagrado que sempre serão objetos de desejo e os equipamentos, cada vez mais inteligentes, terão o papel de proporcionar conforto, lazer e bem-estar.

O loft do futuro é um espaço conceitual, que lança uma brincadeira para o morador pensar sobre o morar do amanhã. A ideia foi demonstrar que como no futuro os espaços e recursos naturais estarão cada vez mais reduzidos, é preciso que as moradias se adéqüem a isso, visando à sustentabilidade e a flexibilidade espacial, sempre refletindo a personalidade do morador.

Espaços e mobiliário versáteis, materiais duráveis, ecologicamente corretos e de fácil manutenção, preferência por fabricantes e mão-de-obra local e o uso da tecnologia com objetivo de facilitar a vida, e não de girar a vida em torno dela, são condicionantes do projeto.

No Loft, a automação proporciona uma casa que funciona sozinha. Ela desperta seu morador no horário desejado através do controle da luminosidade e som, liga seu banho na temperatura ideal, informa previsão do tempo e principais noticias do dia. Enquando o morador toma seu banho, a automação aciona a cafeteira na cozinha e assim por diante. No final do dia, ao retornar do trabalho, a casa espera seu morador com a banheira cheia, iluminação amena e som ambiente para compensar o cansaço do dia.

Os porta-retratos digitais dispostos em molduras na parede dão um toque de humor e trazem versatilidade à decoração, que pode mudar de acordo com as imagens adquiridas na última viagem ou que combinam com a atmosfera do jantar temático do dia.

O tecido na cabeceira da cama automatizada simula um tradicional dossel, dando uma releitura contemporânea para um item clássico. Esta cama tem sistema de massagem e articulação de pés e cabeceira para maior conforto do morador.

Como partido para o sistema de iluminação, a proposta mescla a iluminação convencional com a economia da iluminação em LED. As lâmpadas de LED que iluminam a casa no dia-dia podem ser combinadas pela automação com lâmpadas decorativas, conforme o clima que o morador deseja no momento.

A sustentabilidade é um tema que não sairá mais dos projetos residenciais. Seguindo a crença da célebre frase do arquiteto Mies Van der Rohe, “Menos é mais”, as marcenarias ficam menos rebuscadas, usam pouca madeira e priorizam traços simples, com cortes mais ortogonais.

Descarga, torneira, chuveiro e outros itens do banheiro da casa do futuro serão integralmente controlados por computador. Nós lançamos mão de peças que minimizam o gasto de água, como a Hidra Duo, da Deca, que possui fluxos diferenciados de descarga, conforme a necessidade.

Materiais pouco lembrados quando se fala em sustentabilidade foram empregados visando ampliar o olhar sobre a questão, como o couro de vaca descartado por abatedouros que aparece num belíssimo tapete da Couro e Arte e resíduos de madeira que dão vida à mesa de centro e banco da Residual Móveis.

A prioridade foi demonstrar que o futuro do design dificilmente será um reflexo do que vemos em filmes de ficção científica, com roupas prateadas e estilo minimalista glamorously.

A intenção primordial foi aliar tecnologia, com sustentabilidade e as necessidades inerentes ao ser humano, que são o contato com a natureza e suas raízes, demonstrando que o futuro do morar será uma mescla entre as necessidades ecológicas, econômicas e pessoais.

O foco era projetar um espaço flexível e carismático, onde cada peça é uma referência.

A bancada retrátil da cozinha, também projetada pelas arquitetas, é uma dos destaques do ambiente. Como a cozinha está locada em meio aos outros ambientes, esta foi uma solução criada para disfarçar a bagunça quando chega um visitante e para melhor aproveitar o espaço.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)