< >
CASA ALFA, João Carlos Moreira Filho & Maria Thereza Terence João Carlos Moreira Filho & Maria Thereza Terence Casas modernas Prédio,Propriedade,Tabela,Sombra,Sala de estar,Cadeira,Andar,Condomínio,Luminária,Piso
< >
CASA ALFA, João Carlos Moreira Filho & Maria Thereza Terence João Carlos Moreira Filho & Maria Thereza Terence Casas modernas Prédio,Propriedade,Tabela,Sombra,Sala de estar,Cadeira,Andar,Condomínio,Luminária,Piso

Memorial Descritivo

Definido o programa, a seis mãos, veio o pedido do casal: Ele, “Eu quero uma casa moderna, limpa.” Ela, “Eu quero uma casa quente, aconchegante”. Ok, os opostos se atraem. Procurando um equilíbrio nestes contrastes, criamos um conceito usado em toda a casa, claro x escuro, polido x áspero, moderno x antigo, de forma que um fortalecesse o outro.

Após o entendimento do terreno, clima, orientação solar e vistas, decidimos implantar a casa longitudinalmente ao terreno de forma a manter o máximo possível da mata natural. Orientamos os acessos pela cota mais alta, possibilitando o menor movimento de terra e também manter a maior privacidade dos vizinhos.

Inspirado pela paisagem o projeto foi desenvolvido de dentro para fora observando e fotografando a vista. Deixando toda força e beleza da natureza entrar e ser absorvida pela casa, não só como uma vista, mas quase um habitante palpável, que muda de humor ao passar do dia.

Para articular e ordenar os ambientes, foi criada uma circulação que interna e externamente cria um “passeio” pela casa. Ela organiza os espaços de tal forma que conseguimos que todas as janelas das áreas sociais e íntimas ficassem orientadas para o norte, onde se encontram as melhores visadas. Esta fachada, com grandes aberturas pensadas como molduras, enquadram e fotografam a paisagem, porém também foram trabalhadas de forma a conter a entrada excessiva do sol.

Na fachada frontal a escada se desloca para a esquerda para buscar o visitante na cota mais alta, diminuindo a altura até o hall de entrada. Com isto o visitante direciona o olhar para a primeira das “molduras fotográficas” da casa.

Local: Nova Lima / MG

Descrição: residência com cinco suíte, duas suítes de hóspedes no 1º pavimento e, três suítes no 2º pavto, sendo que a suíte de casal possui dois banheiros, dois escritórios e dois closets.

Materiais Utilizados: materiais nobres como pedra são tomé que reveste externamente o volume que abriga o espaço gourmet, o Hall de entrada e uma das paredes da sala de estar/jantar; mármore travertino romano na escada de entrada e varandas; piso solarium carrara fendi no deck da piscina; cerâmica rústica Lepri no piso do espaço gourmet e adega; paredes externas da casa com textura terracal da Terracor; madeira de demolição no piso das salas e área íntima da casa (quartos e sala de TV)

Tempo de construção: 18 meses

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)