< >
Vista interna da galeria de arte. Humberto Hermeto Mais espaços Imagens e pinturas
< >
Vista interna da galeria de arte. Humberto Hermeto Mais espaços Imagens e pinturas

Casa JE

Arquiteto: Humberto Hermeto

Localização: Nova Lima, Brazil

Arquiteto Colaborador: André Gabrich

Maquete: Luciana Vasconcellos

Engenheiro calculista: Márcio Gonçalves

Instalações: Projelet Ltda.

Construção: PHM Engenharia

Projeto: 2007/2008

Construção: 2010

Área do terreno: 3160,00 m2

Área construída: 1240,00 m2

Fotografias: Jomar Bragança

Memorial

Num terreno de 3160m2 com formato irregular, precisávamos incorporar dois usos:

O primeiro, uma residência com um grande programa: cinco suítes convivendo com amplos espaços de convívio, além das dependências de serviço.

O segundo, uma grande galeria de arte para o proprietário.

O formato do terreno – que num primeiro momento poderia ser um fator complicador para o projeto devido à sua forma irregular – guiou o projeto. Na diferença de níveis existente, a primeira ação: locar usos diferentes em níveis diferentes.

No nível inferior, a galeria de arte, o volume estereotômico. Com a necessidade de um ambiente fechado com condicionamento de ar constante, o volume brota do chão como uma grande rocha, uma grande plataforma.

No nível superior, a residência, o volume tectônico. E a segunda ação projetual: a fim de explorar ao máximo as visadas existentes, o programa da residência é distribuído sob uma cobertura contínua configurada por um pórtico em concreto armado com 81 metros de extensão. Esse pórtico define o volume construído da residência, deixando os ambientes distribuídos abaixo dele de acordo com as necessidades específicas: acesso, área de recreação, cozinha, estar, quartos. E as visadas existentes definem as várias aberturas – as montanhas são vistas de todos os ambientes.

O acesso principal é definido por um vazio no início do pórtico em concreto. A partir desse acesso, as diferentes ocupações sob a cobertura definem as áreas fechadas (sauna, cozinha, estar e quartos) e as abertas - as varandas. E os espaços abertos se estendem sobre a cobertura da galeria através de um grande deck, uma piscina e os jardins.

A comunicação entre os vários níveis da residência é feita através de um núcleo central que contém um elevador. Ele conecta o primeiro piso da galeria ao piso da casa. E num nível intermediário, conecta a garagem e as dependências de serviço (assim como o mezanino da galeria).

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)