Casa fp por joao diniz arquitetura quartos modernos por joao diniz arquitetura moderno | homify
Casa FP por Joao Diniz Arquitetura Quartos modernos por JOAO DINIZ ARQUITETURA Moderno
Casa FP por Joao Diniz Arquitetura Quartos modernos por JOAO DINIZ ARQUITETURA Moderno
Casa FP por Joao Diniz Arquitetura Quartos modernos por JOAO DINIZ ARQUITETURA Moderno

A lagoa da Pampulha em Belo Horizonte está cheia de significados arquitetônicos e construir às suas margens significa estar próximo da herança modernista.

A casa considera essa história recente mas também visita as varandas rurais através de brisas de espírito urbano. O terreno em aclive dialoga com a obra propondo encaixes e suspensões.

A casa abriga seus dois tempos:

A flutuação do volume frontal apresenta a ala intima dos quartos apontando o futuro na borda d’água; enquanto a coberta aberta dos fundos, onde arde em festa a lenha e o forno, está junto à terra e a memória intemporal.

Numa seqüencia de pisos e passos a construção encaixa o terreno fazendo do desnível um percurso da rua ao teto, da via ao céu mirante transformando a cobertura em terraços que contemplam os horizontes topográficos da cidade com sua cultura e lutas mutantes e da montanha com sua frágil eternidade.

… …

Esta obra foi incluida no Roteiro Interpretativo da Pampulha e junto com outras da região foi destacada recebendo uma placa a sinalizando como 'Residência Contemporânea' e com o seguinte texto:

Disposta no terreno com engenho e delicadeza, a residência reúne diversas estratégias e atributos especiais: o dinamismo do volume frontal, estirado e elevado do solo; a rusticidade abstrata da varanda, e o equilíbrio ortogonal do núcleo da residência. A implantação oferece ao espaço publico a percepção do jogo de volumes, embora resguarde a privacidade da vida doméstica. Reconhece-se na obra a pulsão renovada do momento pós-modernista mineiro, de dialogo com as linguagens contemporâneas, como as de matriz descontrutivista e com as raízes culturais locais reinventadas.

… …

Ficha técnica:

localização: Jardim Atlântico, Pampulha, Belo Horizonte

data do projeto: 2007 / conclusão da obra: 2010

área do terreno: 1243,00 m2 / área construída: 454,00 m2

projeto arquitetônico: João Diniz Arquitetura Ltda

equipe arquitetura: João Diniz, coordenador; colaboradores: José Luis Baccarini, Pedro Guadalupe, João Pedro Torres, Isabel Diniz, Caio Guerra, Clarissa Bastos, Elena Vale, Monica Ogura, Priscila Garcia.

construção: Construtora Geraes / José Maurício Menezes

projetos complementares:

calculo estrutural: Marcello Cláudio e Sigefredo Fiuza

projetos de instalações: Senog Ltda

projeto luminotécnico: Abajur de Arte / Adraiana Vasconcelos

paisagismo: Mercado Verde / Firmino Fiuza

playground: Suzana Cadaval Arquitetura

painel em azulejos da piscina: Fernando Pacheco

obras de arte: Jorge dos Anjos, Jayme Reis, Monica Sartori

fotografia: Leonardo Finotti

Fotos parecidas
Comentários