Home office do rapaz integrado ao quarto Adriana Scartaris: Design e Interiores em São Paulo Escritórios modernos
Home office do rapaz integrado ao quarto Adriana Scartaris: Design e Interiores em São Paulo Escritórios modernos

Morar ou viver em casa? O isolamento social mudou este conceito.


O cenário atual mudou drástica e definitivamente a percepção do morar. O conceito “viver” ganhou muito mais força e significado quando se refere ao conjunto de ações que se faz em um único espaço físico. A casa passou a ser local de trabalho, entretenimento, estudo, atividade física, moradia e dormitório, tudo em um único espaço que agora exige uma ressignificação, que veio para ficar.


Independentemente do estilo de vida do morador, a casa passou a ser o local para vivenciar todas as nossas atividades diárias e a recente imersão mudou a nossa percepção sobre o que é essencial, o que é necessário, o que versátil e o que é consciente.


Com tantas demandas que podem parecer antagônicas, como criar o espaço ideal que permita a desejada e necessária autonomia do morar e viver?


Acredito que este desejo pela autonomia da casa deve nortear as nossas escolhas daqui por diante de uma forma decisiva, que influenciará a produção de mobiliário e todo o conceito de design de interiores. Padrões pré-estabelecidos devem cair por terra, como as casas com “cara de capa de revista” e completamente sem vida. Espaços muito apertados, típicos daquele morador que passa a maior parte do tempo na rua ou nas áreas comuns do condomínio, provavelmente não irão mais trazer o mesmo encantamento para os workaholics pois estes, puderam experimentar a falta de um espaço acolhedor e revigorante para chamar de seu. Famílias com crianças puderam sentir a importância de espaços que permitam o desenvolvimento e aprendizado dos pequenos. Trabalhar em casa e manter as reuniões virtuais passou a expor a intimidade despreparada de muitos profissionais com altos cargos, que não conseguem traduzir suas competências no ambiente particular.  A casa que antes ninguém via passou a ser exposta para todos.


Vamos tratar aqui de uma reflexão sobre alguns ambientes da casa.

Pensando no hall de entrada, que normalmente é algo quase cenográfico, pode e deve ser visto como o ambiente que separa a segurança do lar e o mundo externo. A necessidade de um local organizado para deixar sapatos, chaves de carro, objetos que só são usados na rua e não devem entrar para dentro de casa, mudará a leitura deste ambiente a fim de evitar contaminações e manter a decoração de forma elegante.


Ambientes particulares devem ganhar protagonismo como os ambientes de relaxamento, leitura e cuidados com a saúde e beleza que, provavelmente serão inseridos nos quartos e banheiros das suítes.


Quartos infantis terão ainda mais atenção para as necessidades dos pequenos como brincar e aprender.



A vida real tornará a casa mais humana, mais personalizada, mais colorida e viva; capaz de receber, acolher, permitir o uso de todos os espaços de forma otimizada e principalmente refletir a essência e personalidade dos que vivem nela.


O mercado imobiliário receberá uma maior procura por casas maiores com quintais ou terraços bem arejados que serão forte opção de lazer particular e contato com a natureza para os moradores.


A sustentabilidade será uma das características mais desejadas não só nos produtos como revestimentos e mobiliário, mas também como conceito de viver bem resgatando peças com valor sentimental, que tenham participado da história da família. O consumismo é algo ultrapassado e os valores como consciência do coletivo, simplicidade, conforto e aconchego serão percebidos como fundamentais. A tecnologia irá permear todos estes valores otimizando as suas potencialidades.


Dos ambientes compartilhados, a sala talvez venha a se tornar o ambiente mais versátil de todos. Um ambiente que pode receber entretenimento, descanso, atividade física, relaxamento e até trabalho, pois o home office tornou-se a realidade da grande maioria e é muito provável que esta adaptação forçada ao home office, aponte para o ganho de tempo que significa, principalmente nas grandes cidades, trabalhar de casa sem consumir horas do dia no deslocamento.


O home office é hoje a maior necessidade da casa, uma vez que muitas não estão preparadas para este uso. Ambientes inadequados para vídeo conferência, cadeiras desconfortáveis e nenhum isolamento que permita a concentração no trabalho necessitam de urgente adequação, uma vez que a produtividade pode fazer toda a diferença.


Sempre crio ambientes de trabalho em casa e convido os meus clientes a pensarem no seu uso com muita atenção. Destaco aqui algumas das soluções que podem inspirar a adequação ou criação do seu novo espaço de trabalho em casa.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)