H1, PJV Arquitetura PJV Arquitetura Garagens duplas
H1, PJV Arquitetura PJV Arquitetura Garagens duplas

O edifício Residencial H1 está localizado em Balneário Piçarras, litoral norte de Santa Catarina. O edifício é constituído pelo pavimento térreo, livre, sob pilotis, onde estão as garagens e a circulação vertical, e mais três pavimentos tipo, onde estão distribuídos os seis apartamentos residenciais.


O terreno escolhido, com 250 metros quadrados, está localizado no centro da cidade e possui 12,50 metros de frente por 20 metros de comprimento. A disposição da planta explora as paisagens do lugar fazendo com que todos os apartamentos possuam bela vista da cidade e do mar de Piçarras.


Buscando qualificar o espaço da cidade, o projeto parte da não construção de muro no alinhamento com a estreita calçada de 1,50 metros, oferendo assim um pequeno “respiro” para as pessoas que ali circulam.


O programa a ser resolvido, edifício habitacional multifamiliar, em uma cidade turística e litorânea, partiu da análise das condicionantes do lugar, das possíveis vistas da paisagem, da área disponível para edificação, aliado ao programa solicitado (apartamentos de 2 dormitórios) e ao sistema construtivo proposto.


Foram dispostos 2 apartamentos por pavimento, ambos possuem sacada social para a frente, permitindo melhor vista ao mar para todas as unidades. A suíte de cada unidade fica voltada para trás, também com agradável vista da cidade.


A estrutura independente do edifício consiste em pilares, vigas e lajes em concreto armado moldados in loco. A atemporalidade do concreto aparente é adotado como acabamento em diversas partes do edifício, inclusive nas lajes teto das sacadas. Os fechamentos internos são em alvenaria rebocada, e o volume da churrasqueira nas sacadas em tijolo aparente.


A forma da edificação é bastante simples, caracterizada por um volume cúbico, definido pelos três pavimentos tipo, sustentado pelos pilotis do pavimento térreo. Este pavimento utiliza a largura total do terreno, devido sua necessidade de conter 6 vagas de garagem, enquanto que o volume que contém os apartamentos, possui recuo de 1,50 metros nas suas laterais. A proposta formal é marcada pelas vigas horizontais que dividem os pavimentos e explicitam a própria estrutura da edificação. Em balanço, sobre o recuo frontal, ficam as sacadas dos apartamentos, as quais possuem fechamento de cobogó em concreto nas laterais, uma parede em concreto aparente que individualiza as duas sacadas por pavimento e também serve de suporte para a churrasqueira, tão característica na região, enquanto que para frente as sacadas possuem fechamento vazado em alumínio na cor preta. O alumínio na cor preta também é utilizado nas chaminés e em todas as esquadrias e portões do edifício.


Além do concreto aparente, explorado em diversas partes como acabamento, foram utilizados tijolos maciços, cobogós em concreto e alvenaria na cor branca e pequenas partes na cor chumbo escuro.  

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)