< >
RESIDÊNCIA DR. OGARI CASTRO PACHECO, ARX ARQUITETURA E URBANISMO ARX ARQUITETURA E URBANISMO Casas modernas Acessórios e Decoração
< >
RESIDÊNCIA DR. OGARI CASTRO PACHECO, ARX ARQUITETURA E URBANISMO ARX ARQUITETURA E URBANISMO Casas modernas Acessórios e Decoração

O projeto, num traçado de linhas retas e curvas, obedece às proporções de uma trama espacial modular de 1,05x1, 05m.

O acesso aos espaços interiores se dá através do Hall, uma plataforma elíptica de piso em mármore de 6,30m por 3,15m, da qual parte o Jardim Interno Principal. Este Jardim Interno, num percurso sinuoso, é que vai definir, no Pavimento Térreo, as diversas áreas funcionais, indo constituir um Solário em ponte sobre a piscina para depois prolongar-se em via até a Churrasqueira, no fundo do terreno.

No Hall de Entrada, à frente de quem entra, o aparador e uma barreira de palmeiras que impede a visualização imediata dos espaços internos, deixam duas opções de acessos laterais. À esquerda, indo direto ao Living, ampla área encaixada na primeira concavidade do Jardim Interno, e à direita, indo à Sala de Jogos e à Sala de Estar em torno da Lareira, passando pelo Lavabo.

Mais ao fundo, sucede-se ao Living a Sala de Jantar, implantada sobre outra plataforma de mármore, na segunda concavidade definida pelo percurso do Jardim Interno Principal, já aberta para a paisagem externa da piscina.

Ao lado da Sala de Jantar, organizam-se as áreas dos serviços de apoio: Cozinha, Despensa, Área de Serviços.

A escada para o Mezanino sobe em curva, inserida no Jardim Interno Lateral. Mais ao fundo, o volume do Home Theater é o único fechado. Aqui concebido como um espaço técnico tratado acusticamente, o Home Theater permite o seu uso sem provocar interferências ao uso dos espaços vizinhos.

Integram o programa de áreas do Pavimento Térreo, uma Suíte completa e, com acesso pelo exterior, as Dependências dos Empregados e Vestiários de apoio à piscina.

A Biblioteca e três Suítes compõem o programa de áreas do Mezanino. O espaço da casa, todo voltado para as suas paisagens internas, tem na Biblioteca o único ponto de observação para frente, para a paisagem urbana tida como de especial beleza e interesse, através do Balcão, cujo volume, juntamente com aquele do Hall de Entrada, vai constituir na fachada principal, plana e retilínea, os únicos proeminentes.

Em termos construtivos, as soluções são as convencionais: alvenarias em tijolos cerâmicos sobre estrutura em concreto com cobertura plana em laje impermeabilizada. Distingue-se a estrutura em concreto aparente, com sulcos fundidos na própria forma, linhas paralelas que imprimem requinte e elegância aos volumes geométricos externos e internos. À Rua Araçá, a fachada principal, rígida, plana, sóbria e estática, contrasta com a voluptuosidade e a dinâmica dos espaços interiores.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)