< >
Trapézio, FCM Arquitetura FCM Arquitetura Paredes e pisos modernos
< >
Trapézio, FCM Arquitetura FCM Arquitetura Paredes e pisos modernos

Templo em forma de trapézio
Texto: Ian Vieira

O projeto para o templo religioso da zona sul fluminense revela-se como a perfeita harmonia entre seu conceito arquitetônico e as diretrizes acústicas e luminotécnicas – elementos que se evidenciaram como as principais necessidades do programa. Afinal, o complexo destinava-se a quase quatro mil pessoas e deveria contemplar a plena visibilidade em todos os pontos com alto potencial de conforto.

Base em formato geométrico e iluminação balanceada

Ao analisar a estrutura designada, o escritório pautou o projeto estrategicamente em um formato geométrico. “Os vários estudos de visadas, incluindo os ângulos de cada ponto do tempo, permitiram chegar a uma forma desenhada em cima de um trapézio. Essa base torna-se crucial à medida que facilita a visão total do palco sem perder em número de poltronas, muito menos no conforto do ambiente. Na realidade, essa linha dá movimento em todo o corpo da nave do templo e, ao mesmo tempo, não perde a neutralidade da forma”, explica o arquiteto Felipe Martins.

O contato visual em todas as partes também foi obtido a partir da marcação luminotécnica das paletas verticais e de outros mecanismos, tais quais os de um estúdio – evidentemente em escala ampliada, considerando o tamanho do templo. Assim, optou-se pelo uso de nuvens, rebatedores e difusores, todos fornecidos em materiais muito mais duráveis e com acabamento rigoroso.

“O maior cuidado a ser tomado a respeito da iluminação estava na preservação de um espaço com iluminação cênica e que estivesse completamente adaptado aos momentos de uso do templo como momentos para leitura, gravações de imagens e eventos de atmosfera teatral”, conta.

Átrio acústico

Outro ponto crucial do projeto foi o projeto acústico, desenvolvido em uma base muito forte no que diz respeito à absorção, o que permitiu a individualização de todos os tiros sonoros – entre graves e agudos. Assim, as paredes foram revestidas e afinadas com materiais específicos como forros e placas, agregando para uma estrutura contemporânea e leve, sempre em harmonia com as demais funções do templo.

Os materiais acústicos também contemplaram as áreas do fosso do palco, com revestimentos especiais e de alta tecnologia que possibilitaram o equilíbrio na absorção dos ruídos e das reverberações.

**** Texto Publicado pela equipe de redação Galeria da Arquitetura.

O projeto do Templo Religioso criado pelo escritório FCM Arquitetura
tem um conceito arquitetônico peculiar à medida que seu desenho baseia-se num trapézio – estrutura desenvolvida para facilitar a visão plena do palco. É marcado, ainda, pela preocupação luminotécnica e acústica, uma vez que tira partido de vários recursos que criam harmonia entre a questão visual – com luzes que combinam com os vários momentos de uso do templo – e a sonora, com materiais que separam os ruídos e as reverberações do ambiente.

Desafio

A proposta de criar um átrio completamente acústico implicava na utilização de mecanismos que apresentassem uma base forte em absorção e que individualizassem todos os tiros sonoros do espaço. Ao mesmo tempo, esses elementos deveriam orientar o design que marcaria a estrutura e a performance do complexo a partir de um visual contemporâneo, leve e em harmonia com as demais funções do ambiente.

Solução

Foram diversas as soluções da Placo escolhidas para atender as necessidades acústicas do templo religioso: forros em lã de rocha; placas lisas de drywall, OSB e de absorção acústica nos modelos Rigitone e Gyprex; além dos perfis de aço galvanizado. Mais de nove mil m² do conjunto revestiram as paredes, incluindo a área do fosso do palco, atuando de forma determinante para a obtenção dos resultados de absorção dos ruídos e das reverberações.

A Placo é uma empresa preparada para atender necessidades do tipo que o projeto Trapézio demandava, tem a maior base de catálogos de materiais técnicos e o melhor acabamento para atender o design final. As soluções utilizadas possuem tecnologia de ponta e, assim, garantiram a absorção dos barulhos de forma eficiente “A Placo é uma empresa preparada para atender necessidades do tipo que o projeto Trapézio demandava, tem a maior base de catálogos de materiais técnicos e o melhor acabamento para atender o design final. As soluções utilizadas possuem tecnologia de ponta e, assim, garantiram a absorção dos barulhos de forma eficiente”, destaca o arquiteto Felipe Martins.

O profissional também destaca o serviço que a Placo ofereceu para a execução dos produtos na obra, “um suporte técnico fundamental que manteve o funcionamento dos materiais e contribuiu para o padrão da forma final, sendo fiel ao projeto. Além disso, a execução gerou pouco resíduo de materiais durante e depois da obra”.

**** Texto Publicado pela Equipe de redação AEC Web

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)