Residência Buritis, Leda Maria Arquitetura Leda Maria Arquitetura Varandas Granito
Residência Buritis, Leda Maria Arquitetura Leda Maria Arquitetura Varandas Granito

A residência localiza-se em um loteamento aberto na zona sul de Monte Carmelo, e o grande desafio era permitir que a casa se conectasse com a cidade e com a malha urbana transparecendo toda a imponência da construção. Para cumprir essa premissa, em relação ao fechamento frontal e na busca de emoldurar a casa, adotou-se como substituição do tradicional muro, um pórtico realizado com estrutura metálica tensionada vencendo um vão de 10m com apenas 20cm de viga e um gradil em chapa perfurada permitindo que toda a casa possa ser admirada da rua. (foto da fachada externa)

A fachada principal se destaca pelas linhas retas e horizontais que se cruzam em diferentes alturas e interligam os volumes principais de maneira harmônica e agradável. O revestimento em concreto com perfurações laterais garante o ar industrial e sua aplicação criou o efeito de um grande bloco que se sobressai da residência de uma maneira livre e desconexa da linha superior, permitindo a interação com o céu e interligando com a entrada social.

A porta principal enobrece a residência por sua grandiosidade e riqueza de linhas verticais que se direcionam rumo à pérgola, que foi um acessório arquitetônico capaz de garantir ritmo e coerência ao conjunto da obra. A partir da entrada principal surge o painel de vidro laminado reflexivo instalado em L e emoldurado pelo revestimento de concreto. Em seguida tem-se o vão de 10m de extensão onde está a garagem, no qual o balanço existente deixou a arquitetura leve dando um ar de liberdade à construção.

A setorização interna é definida pelo cruzamento de dois eixos perpendiculares em um único andar térreo. Em um dos eixos há a volumetria dos quartos que “entra” dentro do volume social e a diferença do pé direito entre os volumes deixa bem evidente essa invasão.

A área íntima é composta por três suítes e dois quartos dotados de um banheiro compartilhado. O programa social é compacto, possuindo o hall de entrada, o Living Integrado, a sala de TV, a Varanda Gourmet, a brinquedoteca, o lavabo externo e o interno e tudo se conecta com a área de lazer onde está a piscina. O setor de serviços tem a cozinha interna como elemento de conexão e a partir dela tem-se o louceiro e a área de serviço.

No encontro desses eixos a varanda estrutura o espaço social da casa fazendo a transição entre o interior e o exterior. A ideia era permitir que a piscina fosse uma continuidade da casa, interagindo com a varanda gourmet e com o próprio living.

Dentro da casa, o design de interiores também leva a assinatura da arquiteta. Segundo ela, a prioridade era uma casa com materiais muito práticos e que remetessem ao estilo industrial. Para isso, explorou diversos revestimentos com a estampa de cimento queimado e detalhes na cor preta, o que garantiu uma identidade única, com ambientes sofisticados e despojados ao mesmo tempo.

“Antes de elaborar o projeto, o casal com três filhos, sonhavam com o espaço integrado, que estimulasse o convívio da família e tivesse aproveitamento total da casa. Esse foi o partido do projeto, os vãos ficaram livres, sem limites, estabelecendo uma conexão plena com a área externa.” – conta a arquiteta.

Houve uma preocupação enorme em criar uma iluminação bem elaborada na qual se brincou com a disposição linear de luminárias embutidas na cor preta e o gesso foi pensado independente do layout de uma maneira interativa com a própria arquitetura linear da casa, mantendo uma linguagem autêntica e diferenciada.

Esse é um projeto que poderia estar inserido em qualquer lugar do mundo, com uma arquitetura contemporânea e atemporal, marcando com originalidade e beleza a cidade de Monte Carmelo.

Cor: Preto
Material: Granito
Créditos fotográficos: Mak César
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)