Casa Caxambu, Aresto Arquitetura Aresto Arquitetura Salas de jantar modernas
Casa Caxambu, Aresto Arquitetura Aresto Arquitetura Salas de jantar modernas

PROJETO DE RESIDÊNCIA CONTEMPORÂNEA

Localizada no condomínio Terras de Jundiaí em um terreno de esquina, a casa estrutura-se em um pavimento principal e um pavimento inferior que surgiu do aproveitamento do perfil natural do lote, que praticamente não sofreu alterações. As formas simples foram adotadas para que a construção fosse mais econômica e rápida. Um desafio do projeto foi adaptar a construção à pouca área disponível para construção. Como o lote é de esquina, perdeu-se muita área por conta dos recuos legais e por isto foi necessário fazer a garagem em um nível inferior.

CONCEITO

No entorno observa-se claramente duas realidades distintas, uma natureza abundante com o homem convivendo de forma harmoniosa nas áreas de chácaras e propriedades rurais, e uma ocupação da terra de forma devastadora e impositiva, nos novos bairros e condomínios. Para retratar esta característica do lugar, o projeto é composto por dois elementos. Uma base de aparência pesada, bruta, que lembra uma grande pedra, representando a ocupação humana agressiva à natureza, e uma “casca” branca leve que sobrepõe este bloco representando a ocupação harmoniosa do homem com a natureza. Esta sobreposição reflete o nosso desejo enquanto arquitetos de que a vida em harmonia com a natureza seja o modelo que prevaleça na região. No térreo estão situados: a sala de estar integrada à cozinha, o lavabo, o espaço gourmet, a lavanderia, o vestiário, o depósito, a piscina e os quatro dormitórios. No pavimento abaixo está a garagem projetada para três carros.

ORGANIZAÇÃO DO PROJETO

Com uma planta com formato de “U” a residência envolve a área de lazer trazendo privacidade a área da piscina. Nos três dormitórios voltados para a rua, a solução para garantir a privacidade foi adotar janelas com peitoris mais altos que o convencional. As aberturas externas e panos de vidro foram pensados para obter o melhor aproveitamento da ventilação e iluminação natural. Externamente a casa foi revestida por massa branca, painéis de ACM que escondem a porta de entrada, pedra natural, revestimento fulget. Os materiais de acabamento associados à geometria de linhas retas da casa conferem ao projeto um aspecto contemporâneo e minimalista.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)