RESTAURANTE SWADISTH INDIANO, FERNANDA JUNG ARQUITETURA FERNANDA JUNG ARQUITETURA Espaços comerciais Espaços gastronômicos
RESTAURANTE SWADISTH INDIANO, FERNANDA JUNG ARQUITETURA FERNANDA JUNG ARQUITETURA Espaços comerciais Espaços gastronômicos

Restaurante Swadisht – Fernanda Jung Arquitetura -

Outubro de 2012

Nome: Fernanda Rocha Loures Jung

Cargo/função: Arquiteta

Nome do escritório: Fernanda Jung Arquitetura & Interiores

Serviço do escritório (endereço, telefone, site):

Rua Des. Hugo Simas , 1215 sala 07 – Bom Retiro - Curitiba- PR

(41) 9975-5743 / (41) 3779-4502

Email: fernandajungarquitetura@gmail.com

Site: www.fernandajung.com.br

1. Do que se trata o projeto?

Projeto comercial – restaurante temático

Restaurante Swadisht

2. Qual a localização?

Rua Vicente Machado, 2036 – Batel – Curitiba - Paraná

3. São quantos metros quadrados?

400 m² de área de restaurante

400 m² de subsolo ( estacionamento)

200 m² área comercial ( escritórios) e residencial (2 apartamentos)

4. Quais foram as solicitações do cliente?

Os clientes gostariam de trazer um pedacinho da India para o Brasil e demostrar toda essa cultura oriental. A ideia era mostrar a parte de riquezas da India, suas pedras naturais e preciosas, suas esculturas, sedas, tecidos, imagens, objetos, alegria, cores e culinária. Num ambiente chique, aconchegante e de muito luxo. Um restaurante bem diferente de todos que existem em Curitiba, no Brasil e no Mundo.

5. Como foi o processo deste projeto (você trabalhou desde que fase)?

Comecei nesse projeto desde o inicio, quando o cliente com o outro arquiteto que desenvolveu o projeto arquitetônico escolheu o terreno. Definido o projeto, logo em seguida fui para China com os clientes para escolher muitos materiais de acabamento internos, externos e fachada para o Restaurante. Compramos quase 70% desses materiais o que gerou uma economia muito grande. Compatiblizei todos os projetos complementares com o meu projeto de arquitetura de interiores e estudo de fachadas, paisagismo e acessos.

Após todos os detalhamentos de projeto, participei da execução completa e acompanhamento de obras, para que o resultado fosse mais fiel possível ao projeto e a perfeição nos acabamentos pudesse ser possível, criando todo um cronograma de obras e instalações.

6. Quais as particularidades do setor?

As particularidades para o setor de gastronomia ( restaurantes ) são que além da parte estética, temos que ter a parte funcional e de fluxos. Conforme aprovações da prefeitura, vigilância sanitária, bombeiros e normas técnicas. É um projeto muito complexo que envolve a cozinha como o coração do restaurante. No mezanino possuímos uma área de apoio para que a comida chegue aquecida e limpa através de um elevador ( monta cargas) interno. Tudo foi pensado de maneira pratica e funcional para que exista uma harmonia entre todos os ambientes e acessos. Tanto de clientes ,quanto de funcionários.

7. A comunicação visual da marca pode ser vista no projeto? Onde?

A marca está sendo usada em vários lugares como na fachada principal que possui uma persiana com plotagem em lona com a logomarca ( criacao e execução Jô Martins Persianas) que possui uma projeção com vídeos a noite, e na entrada lateral com a logo e texto em letras caixas para maior destaque. Também temos essa comunicação nos cardápios, site ( radiacao web) cartões de visita e materiais promocionais.

8. Como se dividem os ambientes?

O ambiente do restaurante com 400 m² se divide em :

Hall de entrada com ELEVADEGA ( adega com elevador que leva do térreo ao mezanino)

PAVIMENTO TÉRREO com Bar, Caixa , mesas e cozinha que pode ser visualizada através de um vidro ( interligando cozinha com restaurante)

MEZANINO com nichos e mesas , um canto indiano com mesas mais confortáveis divididas com cortinas e xales.

9. Como foi pensada cada uma das áreas?

O restaurante Swadisht é o mais autentico restaurante indiano de Curitiba, foi repaginado para traduzir toda a riqueza e personalidade da India. Rico em detalhes, o novo estabelecimento representa glamour e está localizado no coração do Batel.

Os 400 m2 foram divididos em 3 espaços: elevadega, espaço indiano e bar.

São ambientes integrados além de confortáveis. Tanto a gastronomia quanto cada objeto de decoração retratam fielmente a cultura indiana.

A iluminação de ultima geração é toda em LED e direcionada para criar um clima harmonico com as cores fortes. O Bordo, vermelho, dorado e bronze foram usados sem moderação. A fachada inteira em vidro, com paisagismo que chama atenção, remete ao tema. Materiais requintados como ônix, madeiras, pedras ornamentais,pedras preciosas, mármores, quartzo e pastilhas diferenciadas que compoem o decor.

A elevadega é o grande destaque do restaurante, é a segunda do Brasil, que logo na entrada se destaca pela sua exuberância e altura que agrega o pé direito duplo. Temos acessso ao mezanino por ela, visualizando todos os rotulos de vinhos separados por regiões. Um lugar para chamar de India e inspirado nos melhores restaurantes do mundo e tem como referencial o Budha Bar, que a arquiteta visitou em vários lugares do mundo.

10. Quais os revestimentos do piso, das paredes e do teto? Por que fez estas escolhas?

Revestimentos dos pisos: pavimento térreo Mármore Crema Marfil ( Stone Gallery) com bordas de Madeira ( Formighieri madeiras). Banheiros com Pedra ornamental da China.

Escadas: Silestone com Iluminacao interna.

Mezanino- piso em Madeira e borda do mezanino em crema Marfil com Iluminacao embutida no mesmo.

Paredes: pastilhas de vidro, pastilhas coladas, pastilhas rústicas, pedras são tome, revestimentos de massa cimenticea imitando madeira( China) , pastilhas de metal, ônix, pinturas, papel de parede e porcelanatos.

Teto: rigitone que é uma placa termoacustica que dá uma melhor sensação térmica e o som é mais uniforme. E nas paredes que não são estruturais , uso de Dry Wall.

Cada material foi escolhido cuidadosamente para dar contraste em cada ambiente. Gosto de trabalhar com jogos de luzes, claro e escuro, cores fortes e vibrantes e muito brilho.

Dessa maneira fui fazendo testes até que todos os materiais fizessem uma composição harmônica e nada convencional, já que o restaurante é temático e requer uma certa ousadia para destacar alguns elementos.

11. Qual o revestimento do balcão do bar, do caixa e da escada?

O revestimento é o Silestone ( quartzo) no balcão do bar e caixa utilizei o marron e o da escada é o mesclado. No banheiro feminino o vermelho e masculino o cinza.

Eu acho muito interessante misturar os materiais, sempre trabalho com pedras e madeiras, acho que fica uma mistura bem harmônica, tanto interna quanto externa.

Trabalho muito com o Silestone, acho um material super pratico, bonito e funcional.

O Silestone é um composto constituído por 94% de quartzo natural, tornando-o altamente resistente e duro. O Silestone é o único que faz bancada com proteção antibacteriana, dando-lhe propriedades higiênicas que não estão disponíveis em mais nenhum produto do mercado. Além disso tem varias possibilidades de cores e muitas possibilidades para mobiliário. Esse material é um investimento para o futuro, pois dura para sempre.

12. Fale sobre o projeto de iluminação.

A Iluminacao foi toda em tecnologia LED, usadas em fitas RGB, embutidos e lâmpadas.

No bar utilizei as fitas embutidas dentro no móvel que com a pedra ÔNIX da um efeito de transparência, o mesmo se repete nos nichos de pé direito duplo com telão , logo a frente ao bar e nos fundos dos nichos do bar também.

No térreo temos alguns pendentes em vidro no bar e no hall de entrada. Os embutidos de Led são todas direcionados com a Iluminacao automatizada fazendo o efeito nos corredores e mesa. No mezanino temos pendentes encima de cada mesa com bolas bronze craqueladas que dão efeitos pontuais. Em todos os cortineiros do restaurante Led em fita na cor âmbar, inclusive nos degraus da escada principal. A Iluminacao foi usada de maneira a deixar o ambiente aconchegante e funcional. Na fachada trabalhamos com barras de Led para projetar a luz até 6 metros de altura e arandelas decorativas. Iluminação com acompanhamento de projeto luminotécnico da GreyHouse Iluminacao.

13. Do que são as cadeiras e da onde são?

As cadeiras são de madeira, outras palha e madeira e toda estruturada.

São todas da Artesian e já eram do antigo restaurante, personalizei todas elas trocando os tecidos dos estofados e laqueando as madeiras.

14. qual o tecido que reveste os bancos de algumas das mesas?

Utilizei nas cadeiras do pavimento térreo tecidos da facto que é um courissimo bordo metalizado, nas banquetas do bar o marron. No mezanino , em algumas cadeiras tecido facto de courissimo mostarda metálico e outras marron capitonet metálico. E no canto indiano um tecido vermelho com arabescos vermelhos dourados. Todos os tecidos são da Casa nova interiores.

15. Houve dificuldades? Quais foram?

Em todos os projetos temos algumas dificuldades. Em particular esse ,tive que compatibilizar todos os projetos : como Luminotecnico com ar condicionado, Automação, elétrico, hidráulico com Dry Wall e controlar todas as equipes ao mesmo tempo, por ser um projeto grande e complexo. E a maior dificuldade foi em relação aos prazos, pois quando temos data estipulada para abrir, temos que correr com todas as equipes, e as vezes uma equipe acaba atrapalhando a outra. Mas no final tudo da certo.

16. Do que mais gosta no projeto?

Me encanto muito com o MEZANINO, que é o local que consigo visualizar o restaurante como um todo. Utilizei um guarda corpo todo em vidro bronze que reflete os telões e projeções. No mezanino temos a saída da ELEVADEGA e mesas muito aconchegantes que possui sofás de canto com mesas de Madeira, um pé direito mais baixo e aconchegante e uma Iluminação direcionada para cada mesa ( luminárias douradas em craquelet) que seguem um estilo indiano, mas contemporâneo ao mesmo tempo

17. outras considerações:

Trabalho com arquitetura e interiores a 17 anos e possuo Escritório próprio a 15 anos com equipe qualificada. Atuo em segmentos comerciais como Restaurantes, Bares, Confeitarias, Hotéis, motéis, lojas de Shopping e departamento, clinicas e consultórios. E também na área residencial como construção de casas, reformas, ambientação, layout de interiores, estudo de fachadas, luminotécnico e projeto arquitetônico.

Cada profissional possui sua maneira de trabalhar, mas em geral todos seguem algumas etapas em comum, com o objetivo de encaminhar o projeto da melhor forma possível.

Cada arquiteto tenta captar o que cada cliente deseja e materializa em forma de desenhos, perspectivas e maquetes. Um bom projeto de arquitetura é aquele que além de ser esteticamente bonito , é funcional e atende a necessidade de cada cliente e/ou tema.

A clientela que eu costumo atender é classe media alta e alta, clientes muito exigentes e que são muito viajados e tem uma cultura imensa.

Todos os projetos me dão muito prazer. Amo o que faço e coloco toda minha energia em cada projeto. O mais interessante é quando o cliente vê o projeto no papel e depois olha o projeto construído e fala Ficou mais bonito do que eu esperava. A satisfação do cliente com o seu projeto é o que nos dá maior prazer.

·

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)