Casa Granada, Estúdio HAA! Estúdio HAA! Salas de jantar tropicais
Casa Granada, Estúdio HAA! Estúdio HAA! Salas de jantar tropicais

Esta casa localizada na cidade de Nova Granada, interior de São Paulo, respeita alguns princípios inicialmente estabelecidos, alguns relativos à produção do escritório, e alguns referentes às preferencias do cliente.

Dos princípios do Estúdio, vem a comunicação franca e generosa com a área externa, iluminação e ventilação natural abundante. E o desestimulo às alterações radicais na topografia do sitio, sempre que possível buscamos manter as características pré-existentes. Tanto por evitar transtornos técnicos, custos e diminuir o impacto da nova implantação.

Neste projeto em questão, como o terreno entregue era totalmente plano, fruto da planificação do loteamento décadas atrás, buscamos transferir o desnível original para a cobertura do bloco leve, de forma a simular o espelhamento do terreno natural, enquanto o nível de piso permanece constante em todo o terreno.

Dos clientes vieram os pedidos pelo uso de pé-direito duplo na área social, e uma grande varanda com vista para a zona rural da cidade, além do programa básico de compartimentos.

O projeto é dividido em três blocos. O primeiro, o bloco rígido, contendo: sala de tv, cozinha e lavabo no primeiro pavimento, dormitórios, banho social, escritório e varanda no segundo pavimento. Este bloco foi realizado em estrutura de concreto armado, com um jogo de vigas invertidas, grandes vãos e pequenos planos de laje em balanço. A escada de acesso ao segundo pavimento é feita a partir do chumbamento de peças metálicas desenhadas sob medida com a sobreposição de pisadas de madeira, a proteção lateral da escada é realizada em cabo de aço que sai dos degraus até a laje de cobertura do segundo pavimento.

Já o segundo bloco, o bloco leve, que abriga as salas de estar e jantar, com ligação ao jardim lateral, foi realizado em estrutura metálica e vidro, o objetivo era possibilitar uma integração com o jardim, tornando o limite entre interno/externo mais sutil, pois ora o jardim entra na sala de estar e ora “janta-se no jardim”. A cobertura deste bloco colabora também para criar uma atmosfera de espaço externo, com a entrada generosa de luz natural, vivência da chuva e farfalhar de folhas.

Logo após o bloco leve encontra-se a suíte principal no nível térreo, que foi um dos pedidos dos clientes, não precisarem subir escadas caso não quisessem. A suíte conta ainda com integração à área externa.

Na área externa há a edícula que comporta área de serviço, banheiro e churrasqueira, fazendo frontalidade para a piscina e jardim.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)