Casa dos Pátios, Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Janelas de madeira
Casa dos Pátios, Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Janelas de madeira

O projeto da Casa dos Pátios teve como objetivo reabilitar um edifício setecentista localizado na rua de Sto. Ildefonso, Porto.

O edifício, que teve ao longo da sua existência usos tão diversos como serviços e habitação, tendo chegado inclusive a ser usado como escola, encontrava-se abandonado e em estado de pré ruína há décadas. A proposta pretendia a criação de um conjunto de apartamentos e lojas, conservando toda a estrutura e conceito espacial da preexistência.

O edifício original, embora aparente do exterior ter apenas dois pisos, contém na verdade uma curiosa organização que se concretiza em quatro pisos habitáveis. Apesar do avançado estado de degradação, a organização barroca ainda evidente no interior, nomeadamente na escada de acesso ao primeiro piso, serviu como ponto de partida para a definição da proposta. Uma organização simples e rigorosa, onde os espaços são fortemente iluminados e marcados pelos elementos conservados dos espaços originais: os arcos de separação entre divisões, cantarias de granito, elementos de carpintaria e escadas.

O momento mais afirmativo do projeto é a escada comum de acesso ao segundo piso, uma vez que é um elemento novo. Foi a necessidade de criar este elemento – e a impossibilidade de o diluir no conjunto – que nos levou a assumi-lo, conferindo-lhe uma leitura geométrica e contemporânea, conjugada com uma cor absolutamente barroca.

O resultado são onze apartamentos de tipologia t0, t1 e t2, onde o espaço interior cria um diálogo pacífico entre o passado e o presente, refletido em espaços contidos e elegantes, animados pela variação da luz.

Cor: Cinza
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)