Restaurante Maru, Solo Arquitetos Solo Arquitetos Espaços comerciais Lojas e imóveis comerciais
Restaurante Maru, Solo Arquitetos Solo Arquitetos Espaços comerciais Lojas e imóveis comerciais

No começo de 2016 o tradicional restaurante de cozinha asiática do centro de Curitiba, Maru Asian Cuisine, deu início a expansão de sua rede de restaurantes, aliada a reestruturação de sua identidade, alterando desde a marca até a arquitetura.

A primeira filial dessa nova fase do restaurante localiza-se no bairro Portão, também em Curitiba, um importante sub-centro da cidade com forte característica comercial. O local escolhido consistia em um grande salão comercial, com apenas uma pequena área de instalações sanitárias, revestimento cerâmico genérico e paredes brancas. Para ocupar o espaço e criar uma nova identidade arquitetônica para a marca, buscou-se inspiração na cultura asiática, especialmente no próprio nome “Maru”, que na cultura coreana se refere a sala de estar, um dos mais importantes cômodos para a família, onde ela se reúne para comer e conversar.

Sendo assim, a proposta arquitetônica do projeto se apropria deste conceito a fim de criar um ambiente confortável e convidativo, tanto para as refeições mais rápidas do almoço, quanto para os jantares mais descontraídos durante a noite. Logo de início, foi observada a necessidade de definir a grande área de salão – que deveria receber até 100 pessoas – como o principal ambiente na hierarquização dos espaços. Desta forma, as áreas de serviços como cozinha, depósitos e vestiários foram posicionadas sobre o único pilar existente na loja, liberando o salão de qualquer interferência física, e ainda criando uma clara setorização entre área servida e área servidora.

A partir disso, a materialidade parte da escolha de uma paleta de cores e materiais reduzida. O destaque fica para a utilização do compensado naval, utilizado na forma de um painel ripado de meia altura que permeia todo o salão, aproximando a escala do espaço a escala humana, e também criando um certo ritmo para o ambiente. Mais além, o compensado naval se apresenta também no mobiliário desenhado para o restaurante, sempre evidenciando a natureza do material e suas camadas. A materialidade natural da madeira utilizada na área servida se contrapõe a materialidade mais escura e fria utilizada na área servidora, que abriga buffet, sushi bar e cozinha.

Outro ponto de destaque do projeto fica por conta da iluminação do ambiente. A fim de lidar com os diferentes níveis do forro existente, e também de rebaixar o pé direito de 3,80m, novamente buscando uma escala mais humana, foi desenhada uma estrutura em eletrodutos, que se solta do forro e se distribui linearmente pelo espaço, iluminando pontualmente as mesas dos salão.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)