República 358, Hype Hype Espaços comerciais studio,escritório,madeira,tijolo,minimalista,Espaços comerciais
República 358, Hype Hype Espaços comerciais studio,escritório,madeira,tijolo,minimalista,Espaços comerciais

Sobre a República 358

A ideia de reformar o sobrado de 1917 e de torná-lo a sede da Hype Studio surgiu no final de 2015. Aquele parecia o lugar perfeito para colocar em prática alguns dos conceitos que acreditamos e que buscamos em nossos trabalhos. Era a oportunidade de vivenciar ainda mais a cidade, criando um espaço de trabalho integrado à pulsante vida urbana da Cidade Baixa, bairro profundamente ligado à história do escritório.

Convidamos o Café República – cafeteria que já existia em outro ponto da própria rua e que tinha na sua essência, de forma natural, uma identidade urbana – a formar uma parceria com a Hype: abrir uma segunda unidade no térreo do sobrado. O convite foi aceito, e logo após um espaço voltado para a valorização da cultura do café a partir de técnicas de preparo com grãos especiais começou a ganhar corpo.

Da união da Hype Studio com o Café República Cup surgiu a República 358, cuja proposta consiste em integrar diferentes usos e oferecer à Cidade Baixa um lugar que celebre a vida urbana – com muita conversa, boa arquitetura e café de qualidade.

A intervenção

Localizado na Rua da República, a mais bela e arborizada rua do bairro boêmio, o casarão histórico já havia sido parcialmente restaurado pelo proprietário quando a Hype iniciou o projeto. As fachadas, coberturas e esquadrias já estavam recuperadas, o piso de concreto do térreo e um segundo andar e escada em estrutura metálica já haviam sido instalados.

Os grandes gestos da intervenção foram a instalação de um 3º nível metálico, a conexão dos três pisos com escadas escultóricas construídas inteiramente em compensado naval e a utilização das transparências para efetivamente integrar os diferentes usos da casa. A remoção da escada metálica existente e a proposição de uma nova em um novo local proporcionou um melhor aproveitamento do térreo e do segundo andar, além de direcionar o percurso dentro da casa à visual da bela vidraça central.

A alvenaria aparente existente estava bastante deteriorada. A fim de iluminar o espaço sem perder a textura original do material, todo o envelope da casa foi pintado na cor branco fosco, à exceção de um pequeno e proposital recorte no térreo, revelando pontualmente a cor real das paredes e criando um ambiente mais aconchegante no café.

As paredes divisórias originais foram mantidas e seus rebocos restaurados (hall e sala de reuniões do térreo). Os banheiros foram reconstruídos em drywall e revestidos em compensado naval. O piso em concreto do térreo foi mantido, arrematado e tratado, e nos demais pavimentos foi instalado piso em compensado naval.

Na cobertura, a Hype optou por pintar as estruturas e mantê-las aparentes. Sob as telhas metálicas, entre as tesouras, foi instalado um sistema de forro em gesso acartonado liso e branco que, além de proporcionar isolamento termoacústico, é também o protagonista do sistema de iluminação indireta via refletores.

Créditos fotográficos: Marcelo Donadussi
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)