Fazenda Nascente, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Piscinas campestres
Fazenda Nascente, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Piscinas campestres

O cliente desejava um haras onde a casa principal fosse posicionada no alto do terreno, próxima a uma das nascentes de água e tirando partido da vista para o lago e para a criação dos cavalos. Além da casa principal, também estava no escopo uma casa de hóspedes, uma área de lazer com piscina, SPA com sauna e hidromassagem coberta, uma capela e a casa do administrador. Partindo deste programa iniciamos a nossa pesquisa, nos inspiramos e adotamos técnicas antigas de construção, afim de garantir um melhor conforto térmico. A inspiração também veio da própria região e da sua linda paisagem.

O projeto foi concebido considerando o uso de materiais e mão-de-obra locais. Tudo deveria ser de fácil manutenção, portanto nada poderia ser de execução complicada. Adotamos o eucalipto tratado para a estrutura das casas.

Por se tratar de uma casa de fazenda e, portanto, longe da cidade, a marcenaria e os móveis escolhidos deveriam ser práticos e de fácil conservação. Foram garimpados na região peças de decoração e móveis antigos além de outras vindas de antiquários do Rio.

Assim como eram as casas antigas, a construção também possui uma espécie de porão. Ela ’flutua” do contato com o chão, de forma a melhorar o conforto térmico. Também se faz presente o uso de um pé-direito alto, contribuindo para uma melhor ventilação dos ambientes. As varandas possuem o pé-direito mais baixo nas suas extremidades, garantindo a proteção da incidência solar no interior da residência.

A casa principal se distribui da seguinte forma: nível entrada principal – living, sala de jantar, cozinha, despensa, louceiro, área de serviço, suítes do casal e dos filhos, lavabo e rouparia; nível piscina – ficam a sala de jogos, lavabo, adega, home e área técnica.

O living possui uma varanda ao seu redor que propicia uma visão geral do Haras, escolhemos para este local cadeiras de balanço justamente para estes momentos contemplativos. Também adotamos bancos em todas as varandas como anteparo e complemento a decoração, sendo que a varanda do casal recebeu uma lareira. A altura do telhado nas varandas foi determinada em função de diminuirmos o impacto de pássaros nos vidros das esquadrias. Aliás, este foi outro ponto importante na concepção do projeto. Todas as esquadrias de madeira dos quartos foram inspiradas nas portas de cocheiras. Além da porta de correr de vidro, temos as portas ripadas que funcionam como blackout e se abrem em duas partes possibilitando ter apenas a superior aberta para evitar a entrada de animais indesejados. Todos os estofados receberam capas para facilitar na manutenção.

A sala de jantar se integra a cozinha através de portas de correr. E como não poderia faltar numa tradicional cozinha de fazenda mineira, foram instalados numa ilha um forno e um fogão a lenha. Devido ao seu pé-direito alto e sua circulação cruzada de ar, a cozinha está sempre com a temperatura confortável.

Um pedido dos clientes para os quartos dos filhos foi ter flexibilidade de uso. Para isto criamos uma cabeceira única com duas camas de solteiro, mas que podem ser unidas para virarem de casal no momento adequado. Já na casa de hóspedes seguimos com o mesmo princípio da casa principal. Para diferenciarmos as suítes, adotamos cores distintas para cada uma delas: suíte vermelha, azul, preta e bege.

A casa de hóspedes possui quatro suítes voltadas para um living com uma pequena copa, tv e lareira. Esta arquitetura foi inspirada nas cocheiras e seu telhado está dividido em 3 cumeeiras. Como o telhado é aparente internamente vemos estas águas seguirem sentidos distintos, ora se encontram convencionalmente no eixo do espaço (quartos das suítes) e ora aparecem no sentido contrário da sua implantação (living).

As esquadrias possuem duas funções: as folhas de correr em vidro garantem a iluminação e as ripadas proporcionam a função de black out e de janela, uma vez que se abrem em 2 partes.

As luminárias de ferro foram todas customizadas. As paredes foram pintadas por cima do reboco fino e foram escolhidas cores neutras inspiradas nas cores de terra e barro da região. Como revestimentos usamos muita madeira, ferro enferrujado ou patinado, lascas de pedra e cimentado queimado.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)