< >
Loft Tropical - Casa Cor 2014, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Banheiros modernos
< >
Loft Tropical - Casa Cor 2014, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Banheiros modernos

A 24ª edição do Evento Casa Cor Rio de Janeiro, continuando o habitual caráter inovador do maior e mais importante evento de arquitetura e decoração no Brasil, ocupa este ano uma área de 4500m2 dentro do Casa Shopping, maior shopping de decoração do país. Esta área foi dividida em lofts, estúdios, apartamentos, áreas comuns e de entretenimento. Gisele Taranto, arquiteta brasileira com diversas participações em edições anteriores, assina em 2014 o Espaço Deca – famosa marca brasileira de metais, louças e acessórios de banheiros. 

O desafio deste projeto foi fazer com que o público se sentisse em casa e pudesse conferir os produtos da Deca sem ter a sensação de estar dentro de um showroom de vendas. Neste intuito foi projetado um loft dividido em duas áreas: social e íntima. Divididos apenas por uma marcenaria que pelo lado social compreende a cozinha e pelo lado íntimo o armário da suíte. Distribuímos então nestas áreas, diferentes caminhos de expor cada produto, seja de forma explícita, lúdica e/ou sensorial. Foram criados orifícios nas paredes ocas de drywall da Placo, remetendo a obra de Duchamp - Étant donnés, permitindo ao público a experiência de observar de forma diferenciada aos mais diversos produtos expostos atrás destas paredes através destes buracos. Nesta viagem, as pessoas também poderão visualizar vídeo instalações de famosos artistas plásticos. A experiência sensorial não se limita apenas aos orifícios; aromas, sons e texturas estão por todas as partes. As crianças também poderão observar em locais especiais louças infantis e um vídeo de desenho animado ligado ao universo banho.

Um longo espelho d'água margeado de um muro verde, criado pela Landscape, conecta todas estas zonas além de contribuírem para amenizar a temperatura ambiente e equidade ambiental. Levando em consideração o produto e a marca, tivemos sempre a preocupação de escolher cada móvel, objeto e obra de arte que tivessem alguma conexão, seja pelo lado do conforto, durabilidade, high design, tecnologia ou sustentabilidade. Para esta Mostra a Deca lançará as louças na cor cinza matte. Também teremos o lançamento da pia de cozinha. 

Uma divisória de vidro transparente é o que separa o banheiro/spa do quarto. A área do vaso e bidê possui privacidade através de uma cortina de tecido náutico da Orlean e estrutura de aço inox da Aires Metalúrgica. A área do banho possui dois enormes chuveiros que proporcionam a sensação de uma cascata. Temos também um nicho que vira uma cama de massagem de jatos de água. De um lado do banheiro temos uma bancada com cuba dupla de sobrepor e do lado oposto duas cubas de coluna. Para relaxamento o banheiro conta também com uma banheira em mármore. Tanto a bancada quanto a banheira são em limestone Baiteg Blue da Guandu Marmoraria com desenho da própria arquiteta. O toalheiro de banho foi desenhado junto com a Gisele Taranto Arquitetura. Todos os metais são em ouro matte.

Este loft foi construído dentro de um “pavilhão tropical” localizado no rooftop, aonde se pode desfrutar da privilegiada vista da Lagoa da Tijuca e Pedra da Gávea. A estrutura de ferro, da Estrultec, que o delimita é coberta com uma malha de telhas opacas e translúcidas da Brasilit que permitem o aproveitamento de luz natural que é essencial num espaço sustentável que adota materiais e conceitos ecológica e tecnologicamente adequados. Abaixo deste telhado foi criado um rebaixo com planos irregulares com uma enorme malha de bambu e tecido da Ebiobambu que permite filtrar e distribuir a luz natural mais adequadamente e bloqueia parcialmente a propagação do calor direto, pois o bolsão de ar quente aí criado é eliminado através de uma exaustão natural de ar cruzado.

O projeto de iluminação é do Lighting Designer Maneco Quinderé que apresenta lançamentos da sua própria criação e do Jader Almeida. As luminárias utilizadas são da La Lampe, Relumi, Arquivo Contemporâneo e Onlight. Seu interior é a continuação da sua fachada, seja em traços ou materiais adotados. Um grande plano de vidro frontal, da TTR Vidros, integra a paisagem deslumbrante com todo seu interior. Um pórtico emoldura a porta de entrada da SNaldi da famosa marca alemã Schucco. Todo o piso e paredes são em Tecnocimento da Ekko Revestimentos, bancada e frontispício da cozinha são da Guandu Marmoraria, fundo do espelho d'água em brita e marcenaria em laca cinza executada pela Serpa Marcenaria, também com desenho da Gisele Taranto Arquitetura.

A paleta de cores do projeto foi propositalmente escolhida em tons neutros para que o foco fosse para os produtos apresentados e para a bela seleção de obras de arte cuidadosamente selecionadas pela curadoria de Vanda Klabin. Obras de Vik Muniz, Laura Vinci, Laura Erber, Gabriela Maciel, Suzana Queiroga, Anna Paola Protasio, Niura Bellavinha,Valter Lano, Marta Jordan, Fernando de La Rocque, Shirley Paes Leme, Eduardo Coimbra, Vanderlei Lopes, Thiago Rocha Pitta e Daniel Escobar estarão convivendo neste projeto.

Mantendo a elevada qualidade das colaborações, a Arquivo Contemporâneo conta com banco, mesa de jantar e mesa de apoio de Jader Almeida; mesa de lateral e banco de Jorge Zalszupin e Sergio Rodrigues, respectivamente, e mesa de centro do coletivo Branco & Preto Team. A Casual Moveis conta com quatro cadeiras de mesa e uma namoradeira Daybed da designer Paola Lenti e um sofá de B&B Itália com design de António Cittério. A Novo Ambiente conta com bancos Vitra do designer Jasper Morrison. O tapete reloaded é da Casa Julio. Equipamentos da cozinha são da Iesa: cooktop, steamer e geladeira Subzero. Na suíte encontramos a cama, a cadeira de madeira e mesas laterais da Gervasoni - Paola Navone, bem como, uma mesa do antiquário Arnaldo Danemberg; uma cadeira Vitra da Novo Ambiente com designer de Charles Eames & Eero Saarinen. O tapete é da Casa Julio, a roupa de cama da italiana Zucchi, colchão da Colunex. 

Contamos com objetos do Gabinete Duilio Sartori, Conceito All, Novo Ambiente e HStern Home. A sonorização e vídeo são da Endev e a obra civil da Tenerife Construtora.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)