Escritório 2 MONICA SPADA DURANTE ARQUITETURA Escritórios modernos
Escritório 2 MONICA SPADA DURANTE ARQUITETURA Escritórios modernos

Quando o proprietário chamou nosso escritório para a reforma da sua residência, não sabia exatamente o que queria. Era uma casa espaçosa de aproximadamente 320m2 de área construída, com quatro suítes, e uma grande área de jardins e lazer externos. Em visita ao local arquiteta e cliente identificaram várias questões na residência que mereciam intervenção inclusive na estrutura da casa para melhor aproveitamento dos espaços, além do desejo de atualizar na linguagem da casa.

Por muitas razões os ambientes eram mal aproveitados. Um ponto que chamou atenção é que a casa não tinha acesso direto à área de lazer. Para solução deste problema foi reposicionado um banheiro e no local deste criado um hall de acesso que liga os ambientes de convívio familiar aos ambientes de lazer e piscina. Este hall em forma de corredor foi concebido como um espaço cenográfico fazendo este elo de ligação que funciona como um convite ao desfrute das áreas externas. Com elementos de presença forte no ambiente: uma fonte, um banco engastado á parede, madeira bruta e efeitos de iluminação, elementos escolhidos para sinalizar internamente toda a natureza que o ambiente externo proporciona.

A cozinha era apenas funcional e não acompanhava as tendências atuais de cozinhas-gourmet, onde o espaço, além de funcional, proporciona a convivência familiar, o prazer de cozinhar em família e amigos. O espaço destinado a cozinha ainda era subdividido em copa, cozinha e despensa, espaços compartimentados e fechados em relação a sala. A intervenção nesta área foi total, os espaços foram totalmente abertos, inclusive com remoção de pilar estrutural e viga metálica de reforço, criando um ambiente único. A despensa foi reposicionada com armários formando um corredor de acesso a área externa, sem roubar espaços do ambiente principal. Foi feita uma abertura da cozinha para a sala, com um grande vão e portas de correr para, se necessário proporcionar privacidade entre os ambientes. A ilha central criada no projeto complementa a parte funcional da bancada de apoio da cozinha, e acomoda até 8 pessoas sentadas ao redor desta bancada.

A porta de entrada da residência era outro ponto que teve a atenção pois não dava enfase ao acesso da casa, mal posicionada, de canto e escondida atras de varias plantas. O cliente relata que com o novo projeto passou a utilizar esta entrada, antes somente usava a entrada de serviços para acesso pela cozinha.

O ambiente de estar e jantar foi completamente remodelado. Na versão original a sala era mal distribuída, a porta de entrada mal localizada, o ambiente da sala era confuso, e os sofás posicionados formando um corredor. A proposta atual valorizou o ambiente com um novo e grande sofá em L, poltronas em madeira torneadas, o painel em laca com efeitos de iluminação ocupando toda a parede longitudinal da sala emoldura a tv e também dois caixilhos com cortinas celulares para visualização da fachada lateral e iluminação do ambiente. A iluminação da sala distribuída em rebaixo de gesso no teto também favoreceu maior claridade no ambiente antes ineficiente em iluminação. Novas aberturas de caixilhos também valorizaram o espaço, aproveitando a substituição dos mesmos o projeto propos novo desenho da caixilharia acompanhando a solução dos ambientes.

O lavabo foi reposicionado para liberar espaço para a mesa de jantar em um hall que antes não tinha uma função especifica, apenas era utilizado como circulação. Com isto o espaço foi reconfigurado e a mesa de jantar ganhou posição de destaque entre a cozinha aberta e o living, integrando estes três ambientes.

A área de serviços também foi reformada, com ampliação e nova disposição dos equipamentos, correspondendo as atuais necessidades da residência.

A churrasqueira antiga ficava em quiosque distante da piscina, o que tornava o uso deste espaço impraticável, isolado das áreas de lazer. Junto ao gazebo da piscina foi feita projetada uma nova área gourmet com churrasqueira e forno de pizza, tornando o espaço funcional e incorporando elementos que valorizaram esteticamente este ambiente. Assim o antigo quiosque da churrasqueira ganhou novo uso transformado em escritório e lounge, integrado aos jardins e destacando-se como um espaço privilegiado.

As quatro suítes também foram atualizadas em linguagem, incluindo dormitórios e seus respectivos banheiros.

O resultado final do projeto é uma residência com espaços privilegiados e especiais, cada ambiente pensado conforme sua função, realmente diferenciados em linguagem estética, integração, iluminação, harmonia, proporcionando conforto e funcionalidade aos moradores.

Ficha tecnica:

Projeto e Gerenciamento -equipe MSDArq

Obras -Jep Construções

Marcenaria -Artfran

Marmoraria -Marmolux

Revestimentos -Differenza

Pisos madeira e Deck -Relief

Cortinas -Silvia Serra

Luminárias Grado

Mobiliario Sala Breton

Paisagismo projeto e implantação Terra Fofa

Créditos fotográficos: Fausto Fernandes
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)