< >
VeMa_Weekend-House, studiojordanovalota studiojordanovalota Casas rústicas Madeira Efeito de madeira
< >
VeMa_Weekend-House, studiojordanovalota studiojordanovalota Casas rústicas Madeira Efeito de madeira

Residência de fim de semana VeMa

Localizada em uma chácara próxima ao aeroporto e das universidades públicas da cidade de Dourados/MS, a residência de fim de semana VeMa se caracteriza como um lugar de refúgio e lazer ao campo.

Seu programa abrange basicamente 3 setores. A vivência, o lazer e a piscina. Esses setores foram dispostos de forma que por mais que tenham seu convívio separados, possam se unir através de conexões, visuais e auditivas. Dessa forma, estão unidos em um único bloco horizontal e singelo para compor com a paisagem circundante, dialogando com o entorno.

A paleta de materiais utilizados foi escolhida de maneira criteriosa, pensando em contar a evolução da construção em uma só obra. Ao demonstrar uma fusão de técnicas vernaculares e industrializadas, a obra conta com toda estrutura em toras de eucalipto tratado modulados a cada três metros seguindo a sequência de Fibonacci. As suas vedações foram divididas em dois tipos de técnicas, tijolos de barro para paredes hidráulicas e paredes de pau-a-pique nas demais divisões. Quanto a cobertura, foi utilizado telhado metálico com isolante térmico. Ou seja, utiliza-se de 3 elementos básicos: elementos naturais como a terra nas vedações e a madeira na estrutura; elementos artesanais como os tijolos de barro nas vedações e pisos; e elementos industrializados na cobertura e fundação.

Criou-se uma segunda pele na construção com galhos de eucalipto e trepadeiras a fim de proteger do sol poente, designando assim um filtro para a iluminação direta. Essa segunda pele é interrompida no seu centro para enquadrar a paisagem posterior que é composta por uma área preservada.

Cor: Efeito de madeira
Material: Madeira
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)