Chalé de Praia, Juliana Lahóz Arquitetura Juliana Lahóz Arquitetura Salas de estar tropicais Madeira Efeito de madeira
Chalé de Praia, Juliana Lahóz Arquitetura Juliana Lahóz Arquitetura Salas de estar tropicais Madeira Efeito de madeira

O Chalé de Praia foi projetado e construído, exclusivamente para a Mostra Morar Mais de 2006. Totalmente construído no sistema pré-fabricado de madeira, suas paredes são montadas através de encaixes perfeitos, desta forma, mantendo o perfeito isolamento da casa com o ambiente externo. A estrutura é toda de madeira tipo cedrinho e as pranchas das paredes são de pinus auto-clavado pintado posteriormente com tinta PVA tornando assim a obra mais viável financeiramente. O assoalho é de madeira maciça tipo IPÊ com aplicação de Verniz à base d’água que permite retoque e o forro de madeira maciça tipo MUIRACATIARA. Toda a madeira aparente e o forro receberam acabamento em verniz fosco. Os fechamentos de vidro foram feitos com um tipo especial de vidro refletivo. Este material tem sua propriedade refletiva impregnada no próprio vidro e não por película, esta característica melhora o desempenho de isolamento térmico da obra. É indicado justamente para obras de pequeno porte podendo ser encontrado nas espessuras normais de mercado além de poder ser do tipo “laminado” – aconselhado no caso de grandes peças, guarda-corpo, parte inferior de portas-balcão, peitoris de vidro, coberturas. As esquadrias foram montadas com ferragens próprias para vidro descartando o uso de esquadrias de madeira.

Internamente, o Chalé foi mobiliado de maneira despojada e de fácil manutenção, ideal para espaços pequenos, em praias, campo ou mesmo na cidade. A iluminação dá o toque especial valorizando a madeira e elementos decorativos, sem exageros e tornando o espaço mais aconchegante.

No banheiro, uma solução econômica e rápida foi a utilização de um aparador pronto como bancada, apenas apoiando-se a cuba sobre ele.

A opção de cores do chalé visou criar ambientes alegres, porém suaves não comprometendo os elementos decorativos e valorizando a utilização abundante da madeira. O visual do conjunto criou uma casa gostosa, aconchegante e alegre, ideal para locais onde se possa aproveitar a paisagem criando uma interação do espaço externo com o interior. O sistema construtivo adotado permite a modulação e consequentemente diversas maneiras de ampliações.

O chalé tem área interna total de 43m² mais 60m² de varandas (superior e deck). Em 2010 recebeu menção honorosa do World Architecture Community e foi publicado em uma revista indiana.

Cor: Transparente
Material: Madeira
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)