Chalé de Praia, Juliana Lahóz Arquitetura Juliana Lahóz Arquitetura Quartos tropicais Madeira Efeito de madeira
Chalé de Praia, Juliana Lahóz Arquitetura Juliana Lahóz Arquitetura Quartos tropicais Madeira Efeito de madeira

O Chalé de Praia foi projetado e construído, exclusivamente para a Mostra Morar Mais de 2006. Totalmente construído no sistema pré-fabricado de madeira, suas paredes são montadas através de encaixes perfeitos, desta forma, mantendo o perfeito isolamento da casa com o ambiente externo. A estrutura é toda de madeira tipo cedrinho e as pranchas das paredes são de pinus auto-clavado pintado posteriormente com tinta PVA tornando assim a obra mais viável financeiramente. O assoalho é de madeira maciça tipo IPÊ com aplicação de Verniz à base d’água que permite retoque e o forro de madeira maciça tipo MUIRACATIARA. Toda a madeira aparente e o forro receberam acabamento em verniz fosco. Os fechamentos de vidro foram feitos com um tipo especial de vidro refletivo. Este material tem sua propriedade refletiva impregnada no próprio vidro e não por película, esta característica melhora o desempenho de isolamento térmico da obra. É indicado justamente para obras de pequeno porte podendo ser encontrado nas espessuras normais de mercado além de poder ser do tipo “laminado” – aconselhado no caso de grandes peças, guarda-corpo, parte inferior de portas-balcão, peitoris de vidro, coberturas. As esquadrias foram montadas com ferragens próprias para vidro descartando o uso de esquadrias de madeira.

Internamente, o Chalé foi mobiliado de maneira despojada e de fácil manutenção, ideal para espaços pequenos, em praias, campo ou mesmo na cidade. A iluminação dá o toque especial valorizando a madeira e elementos decorativos, sem exageros e tornando o espaço mais aconchegante.

No banheiro, uma solução econômica e rápida foi a utilização de um aparador pronto como bancada, apenas apoiando-se a cuba sobre ele.

A opção de cores do chalé visou criar ambientes alegres, porém suaves não comprometendo os elementos decorativos e valorizando a utilização abundante da madeira. O visual do conjunto criou uma casa gostosa, aconchegante e alegre, ideal para locais onde se possa aproveitar a paisagem criando uma interação do espaço externo com o interior. O sistema construtivo adotado permite a modulação e consequentemente diversas maneiras de ampliações.

O chalé tem área interna total de 43m² mais 60m² de varandas (superior e deck). Em 2010 recebeu menção honorosa do World Architecture Community e foi publicado em uma revista indiana.

Cor: Verde
Material: Madeira
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)