Lavabo Hobjeto Arquitetura Banheiros minimalistas projeto Vieira Souto,lavabo,projeto residencial,cobertura,cobertura Ipanema,projeto com vista,escada arquitetura
Lavabo Hobjeto Arquitetura Banheiros minimalistas projeto Vieira Souto,lavabo,projeto residencial,cobertura,cobertura Ipanema,projeto com vista,escada arquitetura

Este apartamento foi projetado para nele morar um casal maduro com suas duas filhas adultas e acomodar as sempre frequentes visitas da numerosa família. As básicas reuniões familiares já viram quase festas e as celebrações, portanto, são muito frequentes. Foi solicitado que contemplássemos no programa três suítes e um home theater que pudesse funcionar também como quarto de hóspedes.

Uma sala aberta à vista da praia de Ipanema, com espaços flexíveis, que se comunicassem um com outro, com sala e cozinha em relação direta, mas com possibilidade de dividir/separar facilmente os espaços.

A proposta foi tomar partido de soluções arquitetônicas que enriqueceram ainda mais a volumetria do espaço projetado. Layout lounge, aberto e acolhedor, com áreas de diferentes ambiências que conversam entre si, com possibilidade de ampla permeabilidade entre estes espaços. Utilização das vigas estruturais existentes para projeto de iluminação e aproveitamento máximo do pé-direito. Num apartamento de planta de 10m de largura por aproximadamente 30m de comprimento seria impossível não haver corredores, então a premissa foi a criação de dois eixos longitudinais de circulação, um social e um de serviço, com largura ampliada de 1,50m. Os corredores, assim, passam a ser aproveitados como espaços de estar além de passagem e se encontram no home theater.

Normalmente vigas, esgotamento do andar superior, tubulações de elétrica e ar condicionado impõem restrições ao pé-direito, fazendo-se necessário o uso de rebaixo de gesso. Como não demolimos parede do lavabo, só havia o empecilho das vigas. Optamos por não escondê-las, ao contrário, assumi-las a fim de maximizar o maior pé direito livre possível. Então, trabalhamos as vigas com detalhes de luz, formando um eixo paralelo ao mar, de forma a ampliar a sensação de espaço, horizonte e perspectiva, delimitando uma ambiência específica no layout proposto.

O decor segue o estilo da arquitetura, os clientes queriam um espaço que fosse bonito e sofisticado, mas também aconchegante e confortável, com a cara e o despojamento de uma “casa vivida”. Sem a necessidade de TV no living, a grande atração da sala que é o mar não dividiu atenções e destaque.

A proposta de revestir em marcenaria freijó todo o volume “roubado” da sala pela caixa do elevador. Dessa forma, o espaço residual em “L” se apropria de significado simbólico. A porta de entrada é a porta do elevador e está faceada com este painel, formando um volume de um cubo com o lavabo, cuja porta também segue o mesmo princípio.

Os planos são tomados pelas cores e texturas dos materiais naturais. Os veios da madeira freijó traz noção de calor e aconchego contra a superfície fria e porosa do travertino. Uma paleta formada por tons de bege e mel, brancos e pretos em uma base neutra para deixar importante o que realmente é: o horizonte da vista. Aí entraram as tonalidades de azuis pra realçar o mar, que dependendo do clima muda de cor lá fora e faz tudo dentro mudar junto.

Créditos fotográficos: Denilson Machado MCA Estúdio
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)