< >
Lavabo Hobjeto Arquitetura Banheiros minimalistas projeto Vieira Souto,lavabo,projeto residencial,cobertura,cobertura Ipanema,projeto com vista,escada arquitetura
< >
Lavabo Hobjeto Arquitetura Banheiros minimalistas projeto Vieira Souto,lavabo,projeto residencial,cobertura,cobertura Ipanema,projeto com vista,escada arquitetura

Este apartamento foi projetado para nele morar um casal maduro com suas duas filhas adultas e acomodar as sempre frequentes visitas da numerosa família. As básicas reuniões familiares já viram quase festas e as celebrações, portanto, são muito frequentes. Foi solicitado que contemplássemos no programa três suítes e um home theater que pudesse funcionar também como quarto de hóspedes.

Uma sala aberta à vista da praia de Ipanema, com espaços flexíveis, que se comunicassem um com outro, com sala e cozinha em relação direta, mas com possibilidade de dividir/separar facilmente os espaços.

A proposta foi tomar partido de soluções arquitetônicas que enriqueceram ainda mais a volumetria do espaço projetado. Layout lounge, aberto e acolhedor, com áreas de diferentes ambiências que conversam entre si, com possibilidade de ampla permeabilidade entre estes espaços. Utilização das vigas estruturais existentes para projeto de iluminação e aproveitamento máximo do pé-direito. Num apartamento de planta de 10m de largura por aproximadamente 30m de comprimento seria impossível não haver corredores, então a premissa foi a criação de dois eixos longitudinais de circulação, um social e um de serviço, com largura ampliada de 1,50m. Os corredores, assim, passam a ser aproveitados como espaços de estar além de passagem e se encontram no home theater.

Normalmente vigas, esgotamento do andar superior, tubulações de elétrica e ar condicionado impõem restrições ao pé-direito, fazendo-se necessário o uso de rebaixo de gesso. Como não demolimos parede do lavabo, só havia o empecilho das vigas. Optamos por não escondê-las, ao contrário, assumi-las a fim de maximizar o maior pé direito livre possível. Então, trabalhamos as vigas com detalhes de luz, formando um eixo paralelo ao mar, de forma a ampliar a sensação de espaço, horizonte e perspectiva, delimitando uma ambiência específica no layout proposto.

O decor segue o estilo da arquitetura, os clientes queriam um espaço que fosse bonito e sofisticado, mas também aconchegante e confortável, com a cara e o despojamento de uma “casa vivida”. Sem a necessidade de TV no living, a grande atração da sala que é o mar não dividiu atenções e destaque.

A proposta de revestir em marcenaria freijó todo o volume “roubado” da sala pela caixa do elevador. Dessa forma, o espaço residual em “L” se apropria de significado simbólico. A porta de entrada é a porta do elevador e está faceada com este painel, formando um volume de um cubo com o lavabo, cuja porta também segue o mesmo princípio.

Os planos são tomados pelas cores e texturas dos materiais naturais. Os veios da madeira freijó traz noção de calor e aconchego contra a superfície fria e porosa do travertino. Uma paleta formada por tons de bege e mel, brancos e pretos em uma base neutra para deixar importante o que realmente é: o horizonte da vista. Aí entraram as tonalidades de azuis pra realçar o mar, que dependendo do clima muda de cor lá fora e faz tudo dentro mudar junto.

Créditos fotográficos: Denilson Machado MCA Estúdio
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)