Estádio Olímpico Univates, Tartan Arquitetura e Urbanismo Tartan Arquitetura e Urbanismo Espaços comerciais Estádios
Estádio Olímpico Univates, Tartan Arquitetura e Urbanismo Tartan Arquitetura e Urbanismo Espaços comerciais Estádios

A torcida, os oponentes, a temperatura, o vento, a iluminação, as condições do terreno, a competitividade. Basicamente é o que compreendemos por ambiente esportivo.

Quem já se aventurou em algum esporte, sabe o prazer de ganhar ou a dor de perder uma partida. Saltar, correr, nadar, dançar, todas as formas de movimentar o corpo provocam nos seus praticantes sensações e sentimentos que podem ser bons ou ruins, mas que sempre estão presentes quando se trata de prática esportiva. Por isso, falar de esporte envolve falar, também, de emoções e sentimentos.

É possível também esboçar estas sensações na arquitetura: na forma, nas cores e no jogo de luz e sombra. Mais que um simples projeto, a arquitetura esportiva deve propor formas simples, mas que se destaquem, integrem espaços naturais e urbanos e ainda seja executada em tempo recorde.

Com esse desafio nas mãos, projetamos o complexo Olímpico da Univates. As instalações compreendem infraestrutura para a prática de modalidades do atletismo e do futebol, seguindo as normas e recomendações estabelecidas pela CBAT e FIFA.

No projeto, foi utilizado sistema construtivo misto que engloba elementos como o concreto pré-moldado (pilares, contenções, muros de proteção, degraus e “vigas jacaré” das arquibancadas e lajes em geral) e estrutura metálica (coberturas e fechamentos).

Para a estrutura metálica, foram usadas coberturas de vigas treliçadas cobertas com telha sanduíche. Já as vedações comportam alvenaria, drywall, painéis de telha, brises e vidros; todos independentes da estrutura.

Essas decisões de projeto trouxeram agilidade, economia e unidade visual na edificação.

Créditos fotográficos: Marcelo Donadussi
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)