VARANDA PERIMETRAL Piratininga Arquitetos Associados Espaços comerciais Hotéis
VARANDA PERIMETRAL Piratininga Arquitetos Associados Espaços comerciais Hotéis

O projeto consiste no retrofit de uma área de 400m² em um edifício de 2 andares, e é a primeira de uma série de diretrizes de um masterplan proposto para hotel na praia de Juquehy, município de São Sebastião.

O pavimento superior do edifício de restaurante e cozinha do hotel, era anteriormente composto por um volume de 150m² coberto por telhas de barro, que abrigava uma sala de múltiplo uso e o antigo lanternim do andar inferior, área esta que era ocupada por um estar com pé direito inadequado. O restante do espaço do andar superior encontrava-se totalmente descoberto, com o uso de solário.

O programa de necessidades sugere uma sala de eventos integrada a uma área de convivência, estar e jogos, que servem entre outras funções, como foyer para os participantes dos eventos.

Como solução do espaço, o projeto propõe uma cobertura leve feita em laminado colado de madeira, sobre toda a área do pavimento superior. O volume em alvenaria é parcialmente preservado em sua forma e estrutura original, funcionando como parte do apoio e contraventamento da estrutura de madeira, e abrigando a área de eventos, que necessita de uma inércia acústica mais adequada.

Os pilares da nova cobertura foram locados nos eixos dos pilares de concreto armado do andar inferior, que assim como as vigas, sofreram reforço estrutural em fibra de carbono. O vigamento leve e a cobertura semi-plana em manta termoplástica de impermeabilização sobre um sanduíche de chapas cimentícias (forro), lã de rocha e chapas OSB, permitiram balanços de até 3,50m formando varandas em todo o entorno do andar.

Os fechamentos verticais se dão por caixilhos de PVC e vidro temperado em módulos de 2,30 x 2,75m que correm e recolhem-se uns sobre os outros abrindo totalmente o ambiente para o exterior.

Uma claraboia é responsável pela iluminação zenital na área da circulação principal que dá acesso a sala de eventos, esta separada da convivência por painéis corrediços de madeira.

A reflexão acústica dos ambientes, é solucionada por painéis acústicos de madeira pendurados ao forro e preenchidos por lã de PET, posicionados estrategicamente pelos ambientes. Estes funcionam como atenuadores de reverberação e abrigam ainda a iluminação indireta proposta para a área da sala de eventos.

Ficha técnica

Autores do projeto: Marcos Aldrighi e Gustavo Panza

Coordenação: Bruno Rossi

Arquitetos colaboradores: Davi Eustachio , Diogo Esteves, Mona Singal, Renan Arruda

Estrutura de madeira: Ita Construtora

Área: 400m²

Data de projeto: maio/2012

Início da obra: junho/2012

Término da obra: agosto/2012

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)