Casa de Vidro, Reinach Mendonça Arquitetos Associados Reinach Mendonça Arquitetos Associados Casas
Casa de Vidro, Reinach Mendonça Arquitetos Associados Reinach Mendonça Arquitetos Associados Casas

Nesta residência de final de semana, exploramos um tema anteriormente desenvolvido em outros projetos nossos  Este tema resume-se na idéia de articular sistemas construtivos diferentes para construir espaços que por sua vez tenham usos bem diferentes.

Para os grandes espaços sociais, uma estrutura e fechamentos leves. E para os espaços íntimos e de serviços, a construção  tradicional de paredes portantes.

Um grande retângulo de estrutura metálica com seis metros de altura, abriga a sala e uma grande varanda, definindo muito bem os espaços de convivência e reunião.

Neste retângulo, a estrutura leve e as transparências do vidro, caracterizam o uso coletivo dos espaços, a intenção de unir os ambientes da casa, e através de seus grandes vazios, relacionar-se com o jardim e o exterior.

Por outro lado, os demais ambientes (íntimos e de serviços) têm os seus usos reforçados pelo desenho tradicional de sua construção, numa organização muito simples e linear, contornando o retângulo principal.

A casa está toda assentada no solo, distribuída através de dois níveis acompanhando o aclive natural do terreno. A circulação é feita por uma rampa e um corredor, que em conjunto, fazem a divisão e a ligação entre os dois sistemas construtivos.

O resultado desta linguagem revelou-se uma obra simples, de fácil compreensão e muito bem definida na sua relação com o terreno e a paisagem natural

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)