Residência G.S Zani.arquitetura Casas rústicas
Residência G.S Zani.arquitetura Casas rústicas

Matéria-prima local

A grande maioria das madeiras de demolição é derivada da peroba-rosa, espécie que chegou a ser símbolo da região de Londrina e hoje está praticamente em extinção. Essa era uma madeira muito abundante na nossa região durante a colonização, por isso, a maioria das construções daquela época era feita desse material, explica o arquiteto Thiago Zani.

Nas décadas de 1940 e 1950, segundo o arquiteto, boa parte dessas construções começou a ser trocada por casas de alvenaria, devido ao novo código de obras, possibilitando assim um reaproveitamento desta madeira. Infelizmente nossa região não aproveita muito o material. Grande parte dessa madeira está sendo vendida para outros estados e países.

De acordo com Zani, mais do que uma madeira nobre, Londrina perde parte de sua história com a ausência do material. Estamos perdendo um patrimônio da nossa região, observa.

Zani afirma que em Londrina há vários lugares onde é possível encontrar madeira de demolição de peroba-rosa em perfeito estado de reutilização. Porém, lembra que é preciso respeitar as particularidades do material. Muitas vigas já têm algumas marcas, encaixes e recortes, e algumas pessoas veem isso como defeito. Na verdade, esta é uma característica própria, que torna a madeira de demolição mais interessante, diz. O arquiteto garante ainda que nada disso compromete a parte estética do projeto. (B.Q.)

http://www.folhadelondrina.com.br/?id_folha=2-1--2594-20140725

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)