Casa da Serra Duo Arquitetura Varandas, alpendres e terraços campestres Madeira Efeito de madeira
Casa da Serra Duo Arquitetura Varandas, alpendres e terraços campestres Madeira Efeito de madeira

A mera informação de que o cliente desejava uma residência ampla e apta a receber uma numerosa família todos os fins de semana, desde o neto à avó foi insuficiente para se criar um projeto para criar um conceito ímpar de moradia. Uma investigação no passado do cliente identificou peculiaridades palpáveis à projeção de um partido arquitetônico mais elaborado e personalizado.

O cliente foi educado em regime de escoteiro, tendo em vista que o Pai do cliente era chefe de escotismo. Essa informação já se tornara a mais relevante para o partido arquitetônico e reforçada pelo histórico de acampamentos feitos no terreno em que a casa foi implantada. De fato, optou-se por fazer um acampamento mais organizado, o que culminou no alojamento escoteiro cheio de conforto e mordomias.

A residência está localizada no alto de Monte das Gameleiras, a 570 metros de altitude e distante aproximadamente 150 km de Natal. A casa está situada na zona rural do município e contempla um visual belíssimo das cidades circunvizinhas, além das belas paisagens naturais e de um pôr do sol inigualável.

Os 190 m² de residência foram esculpidos, a partir de sua fundação, em um grande formação rochosa existente. A construção seguiu a risca o projeto arquitetônico elaborado pela Duo Arquitetura e durou exatos 2 meses e 20 dias de serviços.

A edificação é inspirada na concepção de loft, que são um estilo de moradia surgido em Nova York na década de 70.

Como o loft foi projetado no intuito de integrar a família, foi disponibilizado um layout com ambientes totalmente integrados, como por exemplo, a área destinada ao dormir está localizada em um dos lados da casa, também funciona como sala de estar, esta que possui uma particularidade: uma cama gigante composta por 8 colchões onde todos da casa dormem sempre juntos.

No lado oposto foi projetado a mesa de refeições para 8 pessoas e uma outra mesa para jogos carteados, os dois lados da casa são separados apenas por um móvel localizado no centro do ambiente; este móvel para televisão foi projetado para ter uma adega e um repertório de cd´s, livros e filmes para garantir o lazer do pessoal.

A cozinha americana é clean e compacta, porém bem equipada para que o dono possa produzir deliciosas receitas interagindo com os convidados e com a natureza. A varanda foi disposta em “u”, abraçando toda a casa. Graças os 3 metros de balanço da varanda a casa projeta-se ainda mais para dentro do visual natural à sua frente, com sua mobília aconchegante a varanda torna-se um estar a céu aberto, privilegiada pela paisagem e pelo vento no final da tarde se estendendo pela noite, um convite para tomar um bom vinho acompanhando de fondue e jogar conversa fora, mas se o frio aumentar e só se aquecer na lareira existente no interior da casa, sentado em vários futons ao seu redor.

A Duo arquitetura preocupado com o meio ambiente, procurou fazer um projeto sustentável, embasado na arquitetura passiva. Os principais itens para isso se torna possível foi:

Grandes aberturas de janelas e portas para prover uma excelente ventilação e iluminação, diminuindo assim o consumo energético, foram utilizados telhas recicladas. Tem ainda o reaproveitamento das águas pluviais que são armazenadas num reservatório inferior, e por fim o reaproveitamento das águas da fossa para irrigação de um pomar.

O escritório além de ser responsável pela execução da obra, projeto de arquitetura e ambientação, foi responsável ainda pelo projeto luminotécnico intimista que garantiu uma iluminação diferenciada para os ambientes.

Cor: Multi colorido
Material: Madeira
Área: 190 m²
Créditos fotográficos: Geovana Reis
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)