Eldery Residential Building, Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Casas modernas
Eldery Residential Building, Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Casas modernas

O projecto deste lar residencial é composto por 60 quartos (de três tipologias distintas) com áreas destinadas à direcção e serviços administrativos, instalações para o pessoal, áreas de convívio e actividades, refeições, áreas de serviço (cozinha, copa, lavandaria e apoios), áreas de Saúde e de Hidroterapia, e por fim, áreas técnicas, arrecadações e garagem.

A forma do terreno (triangular na área afecta à construção) e a pendente acentuada do mesmo, condicionaram bastante a proposta, tendo-se optado por projectar um edifício constituído por 2 corpos, perpendiculares entre si, formando uma espécie de “T”.

O corpo mais longo (a Sul), onde se situam as áreas de utilização comum (zonas sociais e de restauração), zonas administrativas e a maior parte dos quartos, dispõe-se paralelamente à pendente, encaixando-se no terreno e tirando partido da exposição solar a Sul e da vista sobre o rio.

Este corpo possui 3 pisos (parcialmente 4, mas nunca alinhados) 2 acima da cota de soleira e 1 abaixo (parcialmente 2).

O segundo corpo (a Poente), possui 3 pisos, 2 acima da cota de soleira e 1 abaixo, totalmente enterrado, onde se localiza a garagem.

O edifício surge-nos mais fechado e contido a Norte (para a rua) e francamente rasgado e envidraçado a Sul sobre o vale.

No piso da entrada (Rés-do-chão) foram localizadas todas as áreas de recepção e actividades, estar e convívio, refeitório e serviços de apoio. A Poente, a área de Saúde com gabinete médico, enfermagem, fisioterapia, ginásio, piscina interior (para hidroterapia e lazer) e balneários de apoio.

No piso 1 localizam-se exclusivamente quartos e áreas de apoio hospitalar.

No Piso -1 (Cave) localizam-se 10 quartos e 8 suites, com quarto e sala (todos no corpo Sul). No corpo Poente localiza-se a garagem (20 lugares), as arrecadações individuais, as áreas técnicas, zonas de estar e ainda banho assistido, rouparia e sujos.

No Piso -2 (Sub-cave) localizam-se 8 suites, arrecadações individuais, áreas técnicas e apoios.

Zonas verdes envolvem o conjunto integrando percursos e áreas de sombra e de estar.

_

Arquitectura: José António Lopes da Costa, Tiago Meireles

Colaboradores: Rita Gonçalves, Filipe Ribeiro

Especialidades: Termoprojecto

Data Projecto: 2007-2009

Data Obra: 2009-2013

Créditos fotográficos: Manuel Aguiar
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)