< >
TERRAÇO DOS RESEDÁS, Douglas Piccolo Arquitetura e Planejamento Visual LTDA. Douglas Piccolo Arquitetura e Planejamento Visual LTDA. Espaços comerciais Madeira maciça Multi colorido Locais de eventos
< >
TERRAÇO DOS RESEDÁS, Douglas Piccolo Arquitetura e Planejamento Visual LTDA. Douglas Piccolo Arquitetura e Planejamento Visual LTDA. Espaços comerciais Madeira maciça Multi colorido Locais de eventos

Antecedentes

Históricos

O município de Louveira localiza-se entre as cidades de Jundiaí e Vinhedo. O município tem uma população de aproximadamente vinte sete mil habitantes, e é cortada pelas Rodovias Anhanguera e Bandeirantes e por uma estrada de ferro, a antiga CIA Paulista de Estrada de Ferro. A cidade preserva em grande parte a área rural e o centro formado pela igreja e a estação ferroviária praticamente não se define claramente, a não ser pela concentração de um pequeno comércio e algumas agências bancárias ao longo da conhecida “Estrada Velha de Campinas” paralela a estrada de ferro e denominada Rua João Niero neste trecho. A cidade praticamente permanece no anonimato pelo fato de estar situada entre as cidades de Jundiaí e Vinhedo e pela sua pequena extensão territorial.

É grande o esforço da atual administração para que a cidade seja conhecida e reconhecida. Para que isto aconteça foi desenvolvida uma campanha publicitária denominada “Saindo do Casulo”; deixando de ser uma larva para se transformar em uma linda borboleta.

Reforçar e caracterizar melhor “o velho centro” as margens da estrada velha de Campinas e da estrada de ferro foi o grande desafio, pois tudo que existia eram um muro de arrimo e um talude entre as Ruas Nicole Tarallo e José Niero.

A Rua Nicole Tarallo embora sem área para pedestre e em um nível mais alto servia tradicionalmente para que uma platéia de alguns milhares de pessoas apreciassem os eventos da cidade tais como os desfiles de carnaval, o de aniversário da cidade e os festejos da Independência do Brasil (foto), eventos que acontecem desde 1964 quando o Bairro de Louveira que pertencia a Vinhedo foi emancipado e transformado em município.

O Projeto

Louveira tem hoje praticamente a área rural remanescente da região e a produção de frutas (uva, figo, etc) tem a maior concentração em seu município.

Faz parte de sua estratégia política consolidar como município eminentemente rural e de que toda intervenção que aconteça estejam impregnadas conceitualmente dessas referências. A leitura deste antecedente histórico e a intenção política levaram o nosso escritório a optar por um repertorio tecnológico que reforçassem esse caminho.

Madeira certificada, eucalipto tratado em alto clave, ladrilho hidráulico com a borboleta estilizada foram eleitos para criar e materializar esta intervenção urbana.

Consolidar como “belvedere” para os eventos acima citados, criando condições para que a população se aproprie desse espaço urbano de forma confortável, revitalizando e requalificando a vizinhança de tal forma que permanentemente seja utilizado para eventos culturais.

Batizado como “Terraço dos Resedás”, nome escolhido após concurso publico nas escolas da região, foi inaugurado em julho de 2003.

E.T. Talvez seja este um exemplo de “Acupuntura Urbana” conceituado por Jaime Lerner.

Ficha Técnica

- Intervenção urbana:

Local: Louveira, São Paulo

Data do Projeto: 2003

Data da Conclusão da obra: 2003/ 2004

7ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo – 2007

Revitalização: 2015

Área: aproximadamente 10.000 m2

- Arquitetura e Urbanismo: Douglas Piccolo, Cibele Correard Piccolo, Arquitetos

- Estrutura: Engenheiro Ricardo Azeredo Passos Candelária

- Paisagismo: Prefeitura Municipal de Louveira

- Fundações: Infrasolo

- Execução da Obra: FBS – Construção Civil e Pavimentação Ltda.

- Fornecedores:

Madeira: Currais Paulista (certificada, eucalipto tratado)

Ladrilho Hidráulico: Ivaí Pisos

- Fotos: Cinara Correard Piccolo

Cor: Efeito de madeira
Material: Madeira maciça
Créditos fotográficos: Cinara Piccolo
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)