< >
Casa Cassemunha (Ilha Bela), Enrico Benedetti Arquitetos Enrico Benedetti Arquitetos Casas tropicais
< >
Casa Cassemunha (Ilha Bela), Enrico Benedetti Arquitetos Enrico Benedetti Arquitetos Casas tropicais

Imaterial

Da rua a casa não se mostra ao passante e a vista do mar e do continente fica praticamente intacta. Eu queria que a presença da casa fosse relevada somente da alguns detalhes, uma entrada constituída de um volume em pedra, um pergolato em madeira. Ainda hoje os visitantes ficam surpresos com a existência de uma casa no sitio.

Curvas e retas

Do mar a casa é percebida como uma seqüência de curvas e linhas retas que se relacionam em contraponto! Umas valorizando as outras, poesia e cartesianismo, natureza e construção.

Pedra e vidro

Os ambientes da casa se encontram sempre relacionados às duas situações antitéticas: a materialidade da pedra que sempre acompanha a declividade do terreno e a imaterialidade do vidro que revela sem solução de continuidade o mar e o horizonte.

Pedra e vidro, segurança da terra e leveza do mar e do ar.

Distriubuição funcional

A casa foi concebida como uma seqüência de espaços pelos quais o olho humano tem sempre como contemplar a paisagem, o grande cenário da casa.

Houve uma inversão bastante interessante em relação aos sistemas funcionais e de acesso tradicionais de uma casa: estaciona-se o carro em cima do teto, que é um teto jardim, em seguida se desce na área social, um único espaço caracterizado por uma parede em pedra lado terra e uma parede de vidro lado mar (este conceito se repete em todos os andares). Todos os espaços deste nível são integrados entre eles : a área de estar é separada da cozinha atravez de uma divisória que não chega ao forro, deixando assim a visão de um teto inteiro de mais de 10m de comprimento. Cozinha e sala de jantar são contínuos.

A partir da sala de estar se desce até o nível dos dormitórios que abriga as 4 suítes : a suite principal tendo um jardim íntimo privativo e um banheiro com ampla vista para o mar.

A casa é caracterizada por amplos terraços curvos que procuram dialogar com a natureza e com o mar.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)