< >
Apto Barão de Capanema, Elisabete Primati Arquitetura Elisabete Primati Arquitetura Salas de estar modernas
< >
Apto Barão de Capanema, Elisabete Primati Arquitetura Elisabete Primati Arquitetura Salas de estar modernas

Tornar os ambientes convidativos, descontraidos, aconchegantes e modernos, promovendo o convivio social, foi meu objetivo ao planejar a reforma desse apartamento na região dos Jardins em São Paulo.

Com área de 280,00 m2, o apartamento construído em um edifício da década de 60 foi completamente reformulado para atender ao perfil dos clientes. Um casal jovem, sem filhos, cariocas e de espírito esportivo.

Para criar espaços mais amplos e interligados, alguns ambientes mudaram de função e algumas paredes foram demolidas, adaptando-se à estrutura existente.

A maior expectativa do cliente foi de obter soluções diferenciadas.

A sala de estar já existente interligou-se à sala de jogos, ao home theater e ao bar, projetados no lugar da antiga suíte principal. O novo dormitório de casal ocupou o espaço da antiga sala de jantar e o banheiro, o antigo espaço do dormitório de empregada, que, por sua vez, ficou no antigo espaço da despensa da cozinha.

Um dos dormitórios foi ampliado para dar espaço ao dormitório de hóspedes e escritório. O outro se transformou em sala de ginástica.

Um dos destaques do projeto é a iluminação, criada para promover efeitos especiais. O forro do apartamento foi todo rebaixado e, ainda assim, o pé direito resultante foi de 2,80m. No lugar de baguetes ou molduras junto às paredes, foram projetados cortineiros iluminados em toda área social, como opção de luz indireta. A iluminação principal foi feita através de luminárias embutidas no forro, projetadas de forma bem linear, valorizando a extensão das salas.

Para contrastar com o mobiliário contemporâneo de cores fortes e com outros elementos arrojados como vidro e aço, utilizei tijolos de demolição para revestir toda a extensão da parede da sala de estar, do bar, do hometheater e uma das paredes do dormitório de casal, onde o tijolo de demolição funciona como uma grande cabeceira da cama.

O piso de mármore travertino romano sem preenchimento foi assentado no hall de entrada, home theater, lavabo, copa, sala de jogos e bar, substituindo o antigo parquet de embuia, que foi mantido e recuperado em toda a área intima. Na sala de estar, o parquet integra-se ao piso de mármore formando um desenho orgânico. O banheiro principal ganhou piso azul-macaúba e o de hóspedes, mármore branco tassos.

Pastilhas de vidro da vidrotil revestiram vários ambientes: laranja no lavabo, branco e azul cobalto no banheiro da suíte principal e branco com diferentes tons de azul no banheiro de hóspedes. O bar foi revestido com vidrotil transparente.

Tijolos de vidro foram utilizados no banheiro de casal e no escritório para permitir mais incidência de luz natural aos ambientes.

A sala de estar é ambientada pelo sofá Maralunga assinado por Vico Magistretti, da Ottagono, revestido com tecido da Formatex. A mesa de centro de vidro é da Montenapoleoni, as laterais, de vidro com aço são da Brentwood, assim como o aparador que divide a sala de jogos do home theater e o “Couch Barcelona” revestido em camurça ultrasued vermelha da “Regata”. A tela é uma pintura, dos anos 80, do artista plástico Arcângelo Ianelli, adquirida na galeria de Arte Aplicada.

As duas poltronas de vime da sala de jogos são da Artefacto e a tela de Nilton Mesquita, veio da Galeria Arte Vital. As arandelas sobrepostas à parede de tijolo de demolição são da Dominicci. As cadeiras da sala de jogos são tailandesas de vime, assim como as da sala de jantar.

O sofá do home theater é da Brentwood, a poltrona de vime da Artefacto, revestidos com tecido da Formatex. A mesa de centro de alumínio com madeira é da B e B Itália, fornecida pela Neo Design. As estantes de alumínio com vidro são da Custon Made. O tapete foi fornecido pela Cor e Forma.

O bar foi revestido com pastilhas de vidro da Vidrotil e as ferragens e banquetas foram executadas pela Duometal. As prateleiras de vidro foram executadas pela Mit Glass.

A sala de jantar integra-se à cozinha quando desejado. As portas pivotantes e as portas de correr sobre as bancadas são de vidro jateado e, quando fechadas, permitem mais privacidade, tanto da sala de jantar para a cozinha, quanto da cozinha para a lavanderia. Elas foram executadas pela Mit Glass. O piso da sala de jantar é de travertino romano bruto e recebeu moldura de vidrotil azul cobalto. A mesma cor foi utilizada nos armários laqueados da cozinha, projetados e executados por Elisabete Primati Arquitetura e interiores. A mesa de vidro com apoios de aço da sala de jantar é da House Garden e os pendentes da Dominicci. A bancada da cozinha foi executada pela Mekal e os equipamentos de aço como coifa, fogão, geladeira, forno de pizza e frigobar são da Suxxar. Os metais são da Deca e os acessórios da Zona D.

No dormitório do casal foram projetados armários em laca branca com os equipamentos de áudio e vídeo embutidos. As portas de correr dos armários de roupas são de vidro acetinado da Ciunex, assim como de espelhos. A cama tipo Box spring tem como cabeceira uma parede revestida com tijolo de demolição que recebe uma tela de Adriana Maciel, comprada na Galeria Rosa Barbosa. Os pendentes de metal são da Dominicci. As persianas de madeira são da Luxaflex, a colcha com tecidos da Formatex, a poltrona de vime da Artefacto e a mesa lateral da Brentwood.

O banheiro da suíte do casal foi todo revestido com pastilhas de vidro da Vidrotil. O piso é de mármore azul-macaúba. As louças e metais são da Deca. Os gaveteiros volantes são da “Ketesi” e o cesto de roupa cromado é da By Design. Os tubos de aço cromados que recebem prateleiras de vidro, suporte para toalhas e porta pivotante para o Box foram executados pela Teya Ferragens.

No dormitório de hospedes os armários e bancada laqueados de branco foram projetados e executados por Elisabete Primati Arquitetura e Interiores. As colchas são de tecidos da Formatex.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)