Solar do Séc. XVIII, ADVD atelier arquitectura e design ADVD atelier arquitectura e design
Solar do Séc. XVIII, ADVD atelier arquitectura e design ADVD atelier arquitectura e design

Trata-se de uma habitação (solar) com capela datada do Séc. XVIII, numa construção do tipo tradicional. O edifício estava envelhecido e com diversas patologias resultante da idade e sucessivas intervenções de fraca qualidade.

Pretendeu-se assumir o edifício original, devolvendo-o ao seu estado inicial, “eliminando” todas as ampliações executadas ao longo dos tempos e deste modo restaurar a originalidade da casa, com demolições pontuais executadas no alçado posterior, redefinir alguns vãos, ajustando a sua localização à organização funcional dos novos espaços interiores e redefinindo a imagem exterior do edifício tornando-a mais limpa e equilibrada, definindo o que é o edifício original e as ampliações novas – corpos em aço patinável.

O novo corpo (ampliação) tem um carácter contemporâneo e assumidamente “novo” no conjunto. A relação entre a parte antiga e a nova foi reduzida a um contacto exterior pontual e específico. Esta ligação será reduzida ao essencial, destacada e individualizada visualmente, pela materialidade das fachadas, ao nível interior / funcional irão complementar-se.

A quase inexistência de uma relação directa do interior muito fechado com o espaço/paisagem exterior, a falta de luminosidade resultante de vãos de pequena dimensão, foram determinantes na opção de abrir os dois vãos de maior dimensão, no corpo suspenso a Nascente, relacionando-os directamente com o alpendre exterior e a zona de jantar, abrindo-se a casa à paisagem.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)