Pensão Agricola, atelier Rua - Arquitectos atelier Rua - Arquitectos Casas mediterrâneas
Pensão Agricola, atelier Rua - Arquitectos atelier Rua - Arquitectos Casas mediterrâneas

O terreno localiza-se perto da cidade de Tavira, limitado pela Serra Algarvia a Norte e pela Ria Formosa a Sul, inserído numa área rural constiuída por lotes, com construções destinadas a habitação e a apoios agrícolas.

No lote de forma longitudinal correspondente à área de intervenção, a casa e os anexos agrícolas dividem o terreno em duas zonas distintas, uma de chegada, através de um percurso ladeado por oliveiras e alfarrobeiras e outra, de character mais privado, constituída por um pomar de árvores de fruto.

A casa principal foi recuperada, de acordo com os métodos construtivos tradicionais, preservando assim, o seu carácter e ambientes originais. As alterações tipológicas executadas foram apenas as necessárias a uma melhor adaptação ao novo programa. Aqui, situam-se as zonas social e de serviço da casa; a recepção, a cozinha, três pequenas salas e dois quartos. Os tectos destes espaços são revestidos com as mesmas canas que encontrámos na casa original, pintadas de branco. O pavimento é constituido por uma betonilha afagada contínua.

À volta da casa constroem-se três novos volumes onde antes se implantavam os anexos, ligados por muros com espessuras e alturas diferentes, que definem diferentes espaços de estadia relacionados com a casa principal e patios para os novos quartos. As novas construções vão-se apropriando do terreno e definem a Sul um limite onde surge o tanque, um banco e dois vãos que comunicam com o Pomar.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)