< >
APARTAMENTO ABC , AMBIDESTRO AMBIDESTRO Salas de estar minimalistas
< >
APARTAMENTO ABC , AMBIDESTRO AMBIDESTRO Salas de estar minimalistas

O projeto realizado é a sala do apartamento de uma família composta por um casal com filhos pequenos. O desejo dos clientes era ter uma sala de estar mais ampla, elegante e contemporânea. A antiga sala de 35 m² era composta por 4 ambientes pequenos: dois estares, jantar e bar de apoio á churrasqueira. Afim de ampliar o espaço e articular os diferentes cenários do dia-a-dia, o projeto contempla apenas dois espaços: estar e jantar. A articulação se dá através do posicionamento de uma peça única, centralizada no ambiente: de um lado é sofá, do outro é um banco para a mesa de jantar. A utilização desta peça única, centralizada na sala, tornou possível o uso de um sofá de 3m de comprimento e uma mesa de jantar com capacidade para até 10 pessoas. Além disso, possibilita a livre circulação em seu perímetro.

A área da antiga sacada, com pé direito mais baixo que o restante do ambiente, recebeu a sala de jantar. Nos apropriamos do forro mais baixo e revestimos paredes e forro com lâminas de madeira natural (cinamomo aveludado – Schuster Móveis & Design), criando uma espécie de portal para demarcar a área. A mesa de jantar é do modelo oval Saarinen em mármore branco, que, juntamente com a madeira clara, gera um cenário nórdico e suave.

Dentre os painéis de madeira que envolvem o jantar está um armário que serve de apoio para a churrasqueira. Composto por sistema de portas escamoteáveis, o móvel é revestido internamente com laca fosca preta e é repleto de funções: cuba, champanheira, mini adega, gavetões para espetos e até uma mesa com rodízios.

O antigo piso de porcelanato bege alto brilho foi coberto por uma manta de tecnocimento sem juntas que deram um aspecto homogêneo e industrial ao espaço.

Um dos pré-requistos era a preservação das peças antigas de família da proprietária. Portanto exploramos o espaço a partir da composição de elementos antigos com novos, criando assim um equilíbrio entre o novo e o antigo. O antigo lustre de cristal da sala de jantar, foi parar dentro do lavabo com maior destaque.

O longo monolito de mármore Arabescato de 2,70m posicionado na parede em frente ao sofá funciona como lareira, apoio para eletrônicos e aparador e objetos de decoração.

As obras de arte são da Galeria Mamute de Porto Alegre, cujo trabalho foca na produção contemporânea de artistas gaúchos. A grande tela abstrata é da renomada artista gaúcha Claudia Barbisan (Obra: cabra cega) e os desenhos e fotografias em pares são da jovem artista Claudia Hamerski.

A luminária de chãoé do modelo Liftda Lumini – designer Fernando Prado (Formaluz – Porto Alegre) e está posicionada ao lado da poltrona Eames em couro envelhecido.

O lavabo funciona como uma caixa, pintado com a cor Suvinil Azul Diesel nas paredes e forro. A bancada é em mármore Arabescato, gerando uma composição elegante com os objetos antigos da cliente.

Créditos fotográficos: Marcelo Donadussi
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)