< >
Apartamento Botafogo, Mariana Dornelles Design de Interiores Mariana Dornelles Design de Interiores Cozinhas ecléticas
< >
Apartamento Botafogo, Mariana Dornelles Design de Interiores Mariana Dornelles Design de Interiores Cozinhas ecléticas

Nesse apartamento de 70m2, onde mora sozinha uma jovem advogada, o nosso principal desafio era transformar aquele apartamento típico dos anos 70, com revestimentos escuros e divisões tradicionais de cozinha, área de serviço, quarto de empregada e varanda que o fragmentavam, em um espaço mais amplo, integrado, leve e convidativo para receber os amigos.

Uma das soluções apresentadas foi a abertura e integração da cozinha e da varanda com o living. Desta forma, a metragem original de cada espaço foi mantida, mas ganhou-se amplitude visual, luz natural e ventilação.

Durante a quebra de parte da parede da cozinha para o living, uma viga com altura significativa foi descoberta. Então, diante do que, em tese, seria um problema, optamos por tirar partido da viga existente, criando sob a mesma, uma bandeja de gesso com iluminação indireta trazendo assim, mais aconchego ao ambiente.

Na parte que foi mantida dessa parede, uma bancada alta foi usada como um apoio extra, tanto para a cozinha, quanto para o living, onde serve como aparador para uma segunda bancada com altura de mesa, no momento das refeições. Ao passo que em dias de festa, essas duas bancadas servem como apoio para as bebidas e comidas e as duas cadeiras giratórias são usadas para comportar mais pessoas no living.

A escolha do branco, tanto no porcelanato do piso de ambos os espaços, quanto na marcenaria e paredes da cozinha, mantem uma uniformidade e aumenta a sensação de amplitude do espaço.

Outro fator importante foi o fechamento com gesso acartonado da porta de serviço do apartamento. Isso possibilitou concentrar e organizar todos os armários e equipamentos da cozinha na mesma parede, tornando-a mais funcional e prática. Um pedido veemente da proprietária era que tudo estivesse facilmente ao alcance sem que fosse necessário o uso de escadas. Esse objetivo foi atingido e cada coisa ganhou seu próprio espaço!

Ainda no sentido da praticidade, foi escolhida a cerâmica “hidráulica” que além de dar uma bossa à parede voltada para o living, é de fácil manutenção.

Na sala, a base neutra foi levantada um “notch” com o efeito linho de pintura da Suvinil na parede da TV. É uma solução de baixo custo, que dá um charme e ainda mantém uma neutralidade necessária para entrar a mistura de cores vivas das almofadas, tapetes e quadros. Eles pontuam a decoração e dão um equilíbrio entre cores quentes e frias.

O quarto de empregada também foi integrado ao quarto principal. Essa integração foi fundamental para que uma espécie de “closet aberto” fosse projetado para concentrar todos os armários e a penteadeira, deixando assim, o quarto mais espaçoso.

Créditos fotográficos: Denilson Machado - MCA Estúdio
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)