< >
​Casa da Copaíba - Projeto: Fabiano Sobreira - MGS - Macedo, Gomes & Sobreira MGS - Macedo, Gomes & Sobreira Salas de estar modernas
< >
​Casa da Copaíba - Projeto: Fabiano Sobreira - MGS - Macedo, Gomes & Sobreira MGS - Macedo, Gomes & Sobreira Salas de estar modernas

Residência construída em Brasília, em condomínio situado a cerca de 15 km a leste do Plano Piloto.

A Copaíba, árvore de grande porte, de propriedades medicinais e de generosa sombra, situada na porção sudoeste do terreno, foi o ponto de partida do projeto. Em torno da árvore a residência se desenvolve, a partir de um bloco térreo em L, configurando um pátio de acesso sombreado. Sobre o bloco em L, no sentido leste-oeste, apoia-se um bloco retangular, que gera o pé-direito duplo da sala de estar e a sombra para o deck suspenso que se integra à varanda do térreo e à sala de estar.

O bloco em L (térreo) abriga na porção leste os quartos, sala e cozinha, todos unidos e protegidos por uma varanda linear e o deck. Os sanitários dos quartos e suíte, assim como o closet são dispostos na face oeste, como barreira de proteção contra o sol poente. Na porção norte estão situados a área de serviço, o quarto de hóspedes e o espaço multiuso/garagem, todos voltados para o pátio. O bloco suspenso abriga a biblioteca, escritório e ambiente multimídia. Sobre a cobertura do pavimento superior foi projetado um solário / terraço-jardim.

Além da Copaíba, a casa é cercada por vegetação típica do cerrado, que foi preservada e orientou a implantação do projeto, contribuindo para o conforto ambiental da residência e do espaço urbano circundante.

A madeira está presente nos principais acabamentos internos da residência: ipê no assoalho, cumaru nas varandas e decks, cedrinho no forro e jequitibá nas esquadrias.

Detalhe:

O painel de azulejos – intitulado “bandeirolas” – que se observa, a partir do pátio sombreado pela Copaíba, na parede de fundo da área de lazer, foi criado a partir de mosaico elaborado pelas crianças (Mariana e Rudá, 9 anos) com recortes de papéis coloridos, em homenagem e referência a Athos Bulcão e ao colorido da cultura popular pernambucana, em referência às origens da família.

Ficha Técnica

Local: Brasília – DF
Área Construída 330 m²

Área do terreno: 1400m2

Projeto: 2010-2012

Construção: 2011-2012

Arquitetura: MGS – Macedo, Gomes & Sobreira Autor: Fabiano Sobreira

Fotografia: Joana França

Projetos de estruturas e instalações: Situare Engenharia

Construção: Arnaldo Santos

Vitrais: Graça Graúna

Créditos fotográficos: Joana França
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)