< >
Casa Vila Del Rey, Vazio S/A Vazio S/A Corredores, halls e escadas industriais
< >
Casa Vila Del Rey, Vazio S/A Vazio S/A Corredores, halls e escadas industriais

Eucalipto Laminado Colado

A casa Vila del Rey foi uma das primeiras casas do Brasil construídas inteiramente com a tecnologia de Madeira Laminada Colada de Eucalipto. Já bastante difundida mundialmente, a madeira laminada colada quase sempre é montada com pinus, conífera que se adaptou a várias partes do globo. O carácter inovador do projeto está no emprego dessa tecnologia com o Eucaliptus grandis como matéria prima da madeira laminada colada.

O Brasil tem hoje quase 50% das plantações de eucalipto do mundo. A maior parte dessas plantações está concentrada nos estados do sudeste, sendo o estado de Minas Gerais detentor de 50% dessa área (ou de 25% das florestas artificiais de eucalipto do mundo). Por ser hoje uma madeira abundante no Brasil e praticamente inexplorada pela construção civil, o eucalipto poderá preencher o mercado consumidor das madeiras duras que, mais cedo ou mais tarde, haverão de ser substituídas por madeiras de reflorestamento. Portanto, a MLC de eucalipto coloca uma alternativa para o consumo de madeiras de lei – muitas vezes advindas de madeireiras clandestinas da Amazônia.

Arquitetura

A casa foi projetada a partir do lançamento de sua estrutura, com malha fechada de 2 em 2 metros no sentido longitudinal e de 3,6 em 3,6 metros no sentido transversal. Essa mesma malha ortogonal foi então sofrendo intervenções e desajustes. A estratégia do projeto foi submeter a ordem da malha aos condicionantes do programa, acrescendo contradições à estrutura: ao ritmo rígido dos pilares foram inseridos síncopes e acentuações dentro de tempos e espaços inesperados.

Os quartos acontecem no vazio do pé-direito de 8,5 metros e estão interligados por passarelas que chegam até o nível térreo. Volumetricamente, a casa pode ser definida como um grande container em cujo interior estão estes dois quartos que funcionam como containers menores; como pequenos cubos dentro de um grande espaço definido pelas paredes externas e pelos pilares de concreto.

Créditos fotográficos: Eduardo Eckenfels
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)