Fazenda Santo Antônio do Leite: Casas campestres por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Fazenda Santo Antônio do Leite: Casas campestres por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Fazenda Santo Antônio do Leite: Casas campestres por Mario Caetano e Eliane Pinheiro

A concepção desse projeto nasceu da necessidade dos clientes em preservar uma antiga e pequena construção em pedra, juntamente com alguns muros, também antigos, que percorriam o terreno. Além de se preocupar com a orientação dos ambientes em relação ao sol e aos ventos dominantes, a implantação da casa integra-se à geometria proposta pelas ruínas em pedra, contextualizando-as.

O conjunto arquitetônico é formado por três contruções distintas e interligadas. Cada uma delas com um tipo de estrutura adequado à sua função: a pequena construção existente tem estrutura em pedra e madeira antiga; o elemento de ligação é formado por uma estrutura composta por laje de concreto apoiada em pilares metálicos, recuados das extremidades, cuja vedação do volume ocorre com vidro temperado; por último, afinando com a atmosfera rústica inicial, a parte da casa é constituída por alvenaria e madeira antiga.

Com partido arquitetônico em “L”, a residência gira em torno de um centro de gravidade, onde se situa propositalmente a área de lazer. Na distribuição dos ambientes, a sala de estar, situada na parte antiga da casa, ganhou intensidade com a retirada de uma das paredes, abrindo diálogo com a parte nova construída; a leveza e transparência de um pavilhão em aço e vidro dão acesso à área dos quartos, situados na maior extremidade da casa.

Créditos fotográficos: Jomar Bragança
Fotos parecidas
Comentários

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro