Terraços – fotos, inspiração e design de interiores

  1. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  2. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?

Varandas e terraços

No momento de projetar uma varanda ou terraço, são vários os aspectos que devemos levar em conta, como os materiais, a forma desejada, quantas pessoas são esperadas no espaço, se terá uma churrasqueira ou se será um ambiente mais propício para tomar um chá na primavera.

Neste artigo nós vamos analisar e recomendar as opções mais comuns para que você possa projetar um desenho de terraço que mais se adapte às suas necessidades e desejos.

Varanda, sacada e terraço: qual é a diferença?

A varanda é um espaço geralmente conectado com um dos cômodos principais de uma casa ou apartamento, como a sala de estar ou a cozinha. Ela também pode ficar na frente de uma casa e é um espaço amplo e aberto, perfeito para criar uma zona de descanso. As opções mais completas, com churrasqueira ou forno à lenha, ou até mesmo piscina, são chamadas de varandas gourmet.

Já a sacada é quase que uma extensão do apartamento, é um ambiente que ganha acesso por uma porta ou janela e pode ser vista do lado de fora da estrutura. As sacadas de casas são chamadas de terraços.

Os terraços são estruturas na parte de cima da construção de uma casa. Eles também podem ser decorados e são presentes também em apartamentos – a diferença entre uma sacada e um terraço é o seu tamanho, já que os apartamentos com terraços ganham significativos metros quadrados a mais, o preço de uma habitação deste gênero costuma ser mais alto.

Como eu posso projetar um terraço ou varanda pequena?

O espaço reservado na sua casa para uma área ao ar livre é muito pequeno? Este não é mesmo um problema. Hoje, espaços pequenos também podem ser muito acolhedores, e os projetos em tamanhos menores também podem garantir uma sensação de privacidade e toques de personalidade maravilhosos em cada projeto. Porém, antes de comprar os móveis e toda a decoração necessária, é preciso primeiro checar se todos os pontos a seguir estão em ordem:

1 – Área perfeitamente delimitada: Um dos erros mais comuns ao se projetar qualquer espaço é esquecer ou ignorar as medidas exatas. Tenha certeza de checar cada centímetro, principalmente se o espaço fornecido tenha formas irregulares ou curvas, assim você não corre o risco de comprar uma churrasqueira muito grande ou uma mesa que impeça a circulação, por exemplo.

2 – Escolha do piso e dos móveis de material adequado: Lembre-se que tanto o piso quanto todos os móveis presentes na sua área externa estarão expostos à todos os efeitos da natureza, de sol a chuva. Portanto, é de extrema importância prestar muita atenção aos materiais escolhidos. Por mais que alguns móveis sejam maravilhosos, tudo que nós queremos evitar é o gasto desnecessário de dinheiro e manutenção, certo?

3 – Proteção: Por se tratar de uma área que está sempre exposta, é sempre melhor apostar em algum tipo de proteção a fim de evitar que as paredes descasquem ou os móveis apodreçam ou percam a cor com o passar do tempo. Um sombreiro ou guarda-sol ajuda bastante, mas, quem puder, pode ainda apostar em tendas, toldos ou pergolados que intercalam vigas de madeira e placas de acrílico, por exemplo. Deste jeito, o seu espaço ao aberto poderá ser aproveitado em qualquer clima do ano.

4 – Escolha com cuidado a iluminação: Os ambientes abertos necessitam do dobro de iluminação em comparação com um espaço fechado (claro que isso dependerá muito de quantos metros quadrados estamos falando). Se você está pensando em construir uma varanda na sua casa de campo, por exemplo, é preciso pensar também na temperatura local. Se fizer bastante frio, inclua uma lareira e um cesto na parte de dentro da casa com algumas mantas. Já se o seu caso for o oposto, ventiladores e lamparinas deverão espantar mais os mosquitos e pernilongos do que iluminação no teto.

5 – Una o terraço com o jardim: Essa é uma opção para quando realmente desejamos ter um terraço ou varanda em casa, porém o espaço não é o suficiente. Não tem problema, contrate um profissional que consiga improvisar de maneira genial o cantinho do seu jardim com alguns bancos e um paisagismo planejado – assim toda a família pode se divertir junta aos domingos, mesmo que o seu espaço seja pequenino.

Como decorar um terraço sem gastar muito dinheiro?

A criação de um terraço ou varanda é sempre um investimento alto, e, para compensar, te dizemos algumas dicas simples de como deixar o seu espaço um verdadeiro encanto reciclando materiais e economizando dinheiro. O seu cantinho vai ficar muito moderno!

Use paletes: Em qualquer supermercado ou feira livre você pode conseguir os seus caixotes de paletes, podendo criar mesas, pequenos sofás e até mesmo cadeiras apenas usando almofadas e apostando em uma série de luzes dentro dos seus.

Decore com um jardim vertical feito de garrafas: Esta é uma outra ideia muito simples para os amantes da reciclagem. Se quiser, pode criar um pequeno jardim vertical usando apenas garrafas – de plástico ou ainda de vinho. Assegure-se de que as plantas receberão a quantidade de sol necessária e plante seus próprios temperos e especiarias em uma mini horta.

Muitas flores: Quem não gosta de ser rodeado por um encanto de tons, texturas e cheiros de flores? Escolha espécies que tenham cuidado mínimo e aprecie os maravilhosos resultados de poder ter um terraço com ar fresco e muita harmonia visual!