Telhados de Quatro Águas: Ideias, Fotos e Arquitetura | homify Telhados de Quatro Águas: Ideias, Fotos e Arquitetura
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Telhados de Quatro Águas: Ideias, Fotos e Arquitetura

Os telhados de quatro águas são aqueles que contam com quatro caídas alongadas para as telhas e são indicados, principalmente, para grandes construções.

Para estes tipos de projetos, utiliza-se vigas centralizando o topo do telhado e definindo a altura para distribuir os caimentos que o estruturam.

As vigas do telhado de quatro águas devem ser desenhadas em um ângulo de 45 graus que se alongarão do topo às paredes externas da habitação.

Assim como os telhados desenhados em duas águas, o telhado de quatro águas é perfeito para evitar o acúmulo de água da chuva na cobertura da casa e proporciona conforto térmico ao interior da casa.

Quais os tipos de telhas mais utilizados em um telhado de quatro águas

A cobertura de quatro águas conta com boas opções de telhas. Abaixo, listamos as principais, seus prós e contras:

Telhado de madeira

Prós: São opções altamente sustentáveis, já que são produzidas a partir da madeira de reflorestamento. Além disso, são consideradas opções elegantes e que conferem charme natural à casa.

Contras: Têm preço mais alto comparado às demais opções e pedem manutenção constante devido às intempéries. Por ser de um material natural, tem vida útil menor e pede atenção constante para a troca de peças.

Telhas de asfalto

Prós: São de valor acessível – o que faz delas interessantes para telhados amplos de quatro águas, proporcionam um resultado visual moderno, têm vida útil de 12 a 17 anos, oferecem variedades interessantes de estilos e são relativamente fáceis de serem instaladas.

Contras: As telhas de asfalto podem ficar danificadas se instaladas em regiões com temperaturas muito baixas, prejudicam a ventilação natural no interior do lar, podem ser movimentadas por ventos constantes, esquentam facilmente com altas temperaturas e precisam de reparos regulares.

Telhado de cerâmica

Prós: Desenhado com cerâmica curva e também conhecido como telha cana, colonial ou meia-cana. São impermeáveis, oferecem isolamentos térmicos e acústico, são de ótimo custo-benefício e podem ser utilizadas em praticamente qualquer clima, garantindo que seja uma boa opção independente de sua região.

Contras: Não são tão resistentes e podem demandar manutenção constante para a troca de telhas quebradas.

Processo de instalação de telhados de quatro águas

O primeiro passo é contar com bons profissionais que irão descrever os madeiramentos necessários para que a estrutura do telhado seja construída. Entre os principais tipos de madeira são caibros, vigas de empena e viga de cume, que deverão ser medidas e cortadas conforme o tamanho da cobertura.

De maneira geral, as inclinações para esses formatos de telhado são de 45 graus, o que permite que a água escorra facilmente e permita bom isolamento térmico ao interior da casa.

Para estrutura o telhado uma viga centralizada irá distribuir todas as demais madeiras. A partir disso as demais peças irão compor o esqueleto da cobertura.

Como o investimento em madeiramento é relativamente alto, recomendamos uma ampla pesquisa de mercado que considere não só as peças em si, mas também a origem das peças para garantir que elas estejam devidamente tratadas contra umidade e cupins.

Telhado de quatro águas x telhado plano

A escolha do formato do telhado é muito importante para valorizar o estilo arquitetônico e a beleza da fachada. Logo, é natural que no início das obras você sinta dúvidas quanto ao melhor modelo.

De maneira geral, as escolhas partem dos telhados planostelhados de meia águatelhados de duas águastelhados de quatro águas.

Abaixo, falaremos sobre duas das principais opções para isso: o telhado de quatro águas e o telhado plano.

Telhado de quatro águas

São coberturas que conferem um visual imponente e charmoso às casas grandes. As quatro caídas com longa inclinação dos telhados de quatro águas garantem que a água da chuva escoe facilmente.

Se desenhado com longa inclinação, é possível utilizar o espaço sobre a laje para criar um sótão ou um pequeno cômodo para expandir o lar.

Sua estrutura é ótima para casas com desenhos mais tradicionais, onde a sensação de aconchego é certa.

Telhado plano

É uma cobertura minimalista que contribui perfeitamente com as linhas alongadas de casas modernas. São mais econômicas e rápidos para a construção, sendo uma opção muito interessante com relação às demais escolhas.

Estes tipos de telhados são construídos de forma centralizada, onde as paredes construídas mais altas escondem a presença do telhado, trazendo a sensação de que a casa não conta com esse tipo de estrutura.

Os telhados planos são ótimos tanto para casas menores, quanto para habitações mais imponentes, como sobrados. Portanto, sua escolha pode ser facilmente considerada com relação aos demais tipos.

Seja qual for a sua escolha, é fundamental contar com a consultoria de profissionais especializados em telhados para que os recursos sejam utilizados de maneira correta e entregues no cronograma desejado. Além disso, você contará com uma estrutura mais segura e longeva.

Para saber muito mais sobre a estrutura e a decoração de sua casa, continue navegando com o homify e encontre muito mais inspirações!