Telhados de Duas Águas: Ideias, Fotos e Arquitetura | homify Telhados de Duas Águas: Ideias, Fotos e Arquitetura

Telhados de Duas Águas: Ideias, Fotos e Arquitetura

O que são os telhados de duas águas

Os telhados de duas águas são as opções de coberturas mais comuns para casas. Com duas coberturas de inclinação igual ou não, esses tipos de telhados são divididos por uma linha central chamada de cumeeira ou contam com uma elevação central de onde partem as caídas.

Também conhecido como telhado de duas quedas, essa opção é mais indicada para casas que tenham mais de 4 metros quadrados. Ótimo para compor um visual acolhedor para os lares, o acabamento com os telhados de duas águas é, certamente, facilmente encontrado em diversas regiões.

Quais os tipos de telhados de duas águas

Os telhados de duas águas são basicamente desenhados em dois tipos que podem conferir diferentes resultados visuais à casa. São estes:

Telhado tipo cangalha: É o modelo que é desenhado com uma cumeeira que divide o encontro entre as duas partes do telhado. São os modelos mais comuns, onde as inclinações dos telhados são desenhadas em angulações iguais.

Telhado tipo americano: Nestes modelos, uma das partes do telhado é mais inclinada do que a outra devido a uma base de elevação construída com alvenaria ou madeiras. O resultado é um visual mais moderno e dinâmico para a habitação.

Quais materiais utilizar em um telhado de duas águas

Entre as coberturas mais comuns para compor os telhados de duas águas, estão:

Telhas de argila e concreto

Esses modelos podem ser instaladas em processos semelhantes, conferindo resultados distintos conforme o tom de cor e o formato.

Prós: são materiais com maior durabilidade e visual acolhedor.

Contras: são mais pesadas do que outras opções, o que pode demandar estruturas reforçadas para acomodá-las.

Telhas de metal

São, em geral, mais alongadas e podem ser encontradas em alumínio ou outros compostos que oferecem desenho uniforme ao telhado de duas águas.

Prós: São de excelente durabilidade e proporcionam eficiência energética.

Contras: Preço elevado com relação aos outros modelos e podem proporcionar desconforto acústico em regiões com chuvas torrenciais.

Telhas asfálticas

Também conhecidas como telhas shingles, esses tipos de coberturas são ótimos para suportar intempéries e proporcionam resultado excelente para o design da casa com telhado em duas águas.

Prós: São encontradas em bom preço e são de fácil instalação.

Contras: Podem ser relativamente comuns em determinadas regiões, não são sustentáveis e podem rasgar com o passar do tempo e ficam muito quentes com o calor do sol.

Telhas de madeira

Ainda que utilizadas em menor escala no Brasil, as telhas de madeira conferem elegância no acabamento o dos telhados de duas águas.

Prós: São altamente sustentáveis, já que provêm de madeira de reflorestamento e proporcionam um visual autêntico à casa.

Contras: São de preço mais alto e têm menor durabilidade, já que ficam expostas às intempéries. Além disso, pedem cuidado especial com manutenção contra incêndios, já que são altamente inflamáveis.

Como instalar um telhado de duas águas

A maioria dos profissionais especializados em telhados costuma cobrar pelo m² instalado. A estrutura para o apoio das telhas é geralmente em madeira e deve ser apoiada nas paredes ou na laje.

A inclinação da estrutura terá influência direta no custo da obra, já que, quanto mais inclinado for a cobertura, mais necessidade de telhas ele terá. Por outro lado, a inclinação é essencial para escoar facilmente a água da chuva e evitar poças na cobertura.

A estrutura para a instalação do telhado é feita com madeiras que utiliza, principalmente, caibros, sarrafos, ripas e vigas. É importante que as madeiras escolhidas sejam próprias para a utilização em coberturas, já que devem proporcionar resistência suficiente para acumularem anos, se não décadas, de uso.

As telhas devem ser instaladas com o cuidado de se manterem presas e resistentes mesmo em regiões com ventos mais fortes. Para complementar a estrutura, a utilização de calhas será essencial.

Telhado de duas águas x telhado plano

É comum que na construção da casa os proprietários sintam dúvidas sobre qual formato de telhado devem escolher. Neste momento, surgem dúvidas sobre desenhos com telhados planostelhados de meia águatelhados de duas águas ou telhados de quatro águas.

Seja qual for a sua escolha, é fundamental contar com profissionais especializados que otimizam os recursos necessários e farão com que o andamento da obra siga o cronograma pré-estabelecido.

Entretanto, entre as opções mais comuns estão o telhado plano e o telhado de duas águas. Abaixo, temos as principais diferenças entre esses modelos:

Telhados de duas águas

São mais interessantes para quem busca dar uma personalidade mais acolhedora para o lar, oferecendo ótima proteção térmica à habitação. Se desenhadas com coberturas de longas inclinações, podem oferecer espaços suficientes para oferecer um sótão ao lar, o que adiciona um cômodo a mais ao lar.

Telhado plano

Oferecem uma estética moderna, contribuindo com linhas retas e amplas para a casa. São mais econômicos e rápidos de serem finalizados, o que faz dessa uma ótima opção.

Seja qual for a sua escolha e preferência para compor o seu lar, só aqui no homify você encontra excelentes dicas, profissionais especializados e exemplos de projetos maravilhosos para se inspirar.